Profissionais do HC apresentam dezenas de trabalhos no 8º SimTec

A oitava edição do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (SimTec) ocorreu entre os dias 5 e 9 de outubro, no campus da Unicamp, em Campinas. No dia 6 de outubro, no Ginásio da Unicamp, foram apresentados 165 trabalhos. Cada participante teve um minuto para fazer a apresentação. O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi a unidade da Universidade que mais inscreveu e apresentou trabalhos, principalmente no eixo Covid-19.

“O HC estava muito bem representado no congresso. É maravilhoso ver o engajamento das equipes que trabalharam muito durante e pandemia e tiveram o que publicar e apresentar”, disse Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS), que apresentou dois projetos no 8º SimTec: Humorômetro: Estratégia para identificar as necessidades da equipe para reduzir os conflitos e melhorar a saúde mental e Estratégias de alto impacto na execução do Planejamento Estratégico do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Veja aqui a relação completa de trabalhos apresentados no 8º SimTec.

Abertura

Na cerimônia de abertura do 8º Simtec que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp no dia 5 de outubro, o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, lembrou da alta qualificação dos servidores e disse que a Universidade deve se apropriar do saber do seu quadro de funcionários para se fortalecer ainda mais.

“Nós temos uma apreciável quantidade de pessoas com doutorado e mestrado na Unicamp. Uma quantidade bastante expressiva”, disse ele. “E muita gente de ensino superior, graduados, com especialização. Muitos, ainda, que trabalham no ensino médio, mas têm formação superior. Nós temos uma tradição de formação muito importante”, afirmou o reitor. “Essa é uma riqueza da qual a Universidade deveria se apropriar, porque percebemos que ela poderá trazer ainda mais benefícios”, acrescentou.

O presidente da Comissão Organizadora do evento, o servidor Edson Lins lembrou que o SimTec garante o protagonismo dos servidores no processo de construção da Universidade. “E nós precisamos manter esse protagonismo”, alertou ele, que também é coordenador da Escola de Educação Corporativa (Educorp). Segundo Lins, o SimTec ganhou dotação orçamentária, procedimento que garante a sua próxima edição.

História e programação

A primeira edição do SimTec foi realizada em 1997 por iniciativa de um grupo de funcionários da Universidade. Depois dessa primeira edição, que contou com a participação de 115 inscritos, o evento só voltou a ser realizado 11 anos mais tarde, em 2008, sob a liderança do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Cerca de 1.500 profissionais inscreveram-se nessa segunda edição.

A edição de 2002 celebrou os 25 anos do evento. Além da exposição de painéis dos inscritos, houve palestras com o jornalista Rodrigo Boccardi e o escritor e filósofo Fernando Moraes, da Humanideia e o padre Júlio Lancelotti, mesas de debates, apresentações culturais, retrospectiva das edições anteriores e o evento Chefs na Unicamp.

Para outras informações sobre o 8º SimTec, acesse o site

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC da Unicamp e Tote Nunes – SEC Unicamp
Fotografia: Divulgação SimTec e Antoninho Perri – SEC Unicamp