De 8 a 14 de outubro, o Serviço de Enfermagem Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou várias atividades para as crianças internadas no hospital. No dia 8 pela manhã as crianças receberam a visita dos cães terapeutas da ONG ATEC e à tarde houve a apresentação do grupo musical “Voz e Violão”. No dia 11, às 13 horas, aconteceu o culto ecumênico, celebrado pelo pastor João Silvio Rocha e pelo padre Isaías, reitor do seminário da arquidiocese de Limeira que colabora com a equipe da Capelania do HC da Unicamp.
Ainda durante a semana houve a apresentação da orquestra de cordas Querubins de Betel, no dia 13 à tarde e no dia 14, mais dois eventos para fechar a Semana da Criança no HC: a entrega dos presentes às crianças internadas na UTI Pediátrica e enfermaria e a entrega dos cupcakes decorados feitos pela equipe da Divisão de Nutrição e Dietética (DND). “A entrega dos cupcakes é uma tradição. Eles são feitos com todo amor e carinho por nossa equipe para nossos pequenos pacientes”, diz a nutricionista Luciane Giordano, coordenadora da DND.
De acordo com Giselli Cristina Villela Bueno, coordenadora do Serviço de Enfermagem Pediátrica, as doações de brinquedos desse ano superaram as expectativas devido a ampla divulgação feita internamente no hospital, na Unicamp e nas redes sociais. “Recebemos tantos brinquedos que conseguimos entregar também para as crianças internadas na pediatria da Unidade de Emergência Referenciada (UER) e no Centro Integrado de Nefrologia (CIN)”, explicou Giselli.
A entrega dos brinquedos é sempre um evento, pois os profissionais e voluntários da enfermagem se vestem de personagens de desenhos animados. “Cada um vem com a sua fantasia”, diz Giselli. E quando Homem-Aranha, Pequena Sereia, Valente, Mario Bros, fadas e princesas da Disney e outros personagens infantis entram nos quartos para fazer a entrega dos presentes, a magia acontece…
Dia da entrega dos presentes na UTI e ambulatório de Pediatria do HC Unicamp
“Olhar no olho da criança, ganhar um sorrido de volta e ver a alegria no rosto destes pequenos e seus acompanhantes, em um momento tão delicado que é o período de internação hospitalar, é algo que precisa ser valorizado e guardado. É um dia em que todos nós voltamos a ser crianças”, comenta a enfermeira.
Apresentação dos Querubins de Betel
Cães terapeutas
Nos dias 13 e 14 de outubro, a ONG ATEC voltou ao HC da Unicamp para alegrar o dia das crianças de 5 a 12 anos de idade atendidas no ambulatório de psiquiatria infantil e a 0 a 5 anos do ambulatório de criança pequena, também da psiquiatria infantil. As crianças pequenas vêm para avaliação e diagnóstico. A maioria são autistas.
No Espaço Lúdico, um projeto do SAE que envolve alunos da graduação de vários cursos da Unicamp, foi realizada uma festinha com cachorro quente e guaraná, doados pelo NUVOHC. O projeto ocorre na sala de espera do ambulatório de psiquiatria infantil há 12 anos. O objetivo do Espaço Lúdico é humanizar o período de espera, oferecer atividades lúdicas e também para observação das crianças pela equipe médica, seu comportamento e interação, auxiliando no diagnóstico.
Visita dos cães à psiquiatria infantil do HC
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti e Letícia Zanotto – FEnf Unicamp