Acidentes domésticos na infância é o tema do podcast Ressonância de outubro


Fernando Belluomini, pediatra da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e também do Hospital Estadual de Sumaré (HES) é o entrevistado do podcast Ressonância. Ele fala sobre os principais acidentes domésticos sofridos por crianças, dentre eles queimaduras, mordedura ou picada de animais, engasgo e afogamento, ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza e o que se deve fazer em casos de emergência.

“Em linhas gerais, o principal acidente com crianças são os traumas causados por queda. Quanto mais nova a criança, maior a frequência do impacto ser na cabeça, porque a cabeça é maior que o corpo e a criança nessa face ainda não tem o instinto de proteger. Depois vem as fraturas de pernas e braços, tronco e abdômen”, explica Belluomini.

De acordo com o pediatra do HC da Unicamp, para as crianças terem um bom desenvolvimento é necessário viver experiências fora de casa e explorar os ambientes. Para evitar fatalidades e minimizar os riscos de acidentes, os pais devem prestar atenção nos locais onde estão levando os filhos e ficarem sempre atentos aos riscos de possíveis acidentes, aconselha. “Apesar de tudo, que seja menos tela e mais tala”, comenta Belluomini.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros.

Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Suelma Sarchi – HC Unicamp