HC incorpora 25 carros macas avançados com recursos do Ministério da Saúde

O Hospital de Clínicas recebeu 25 carros macas com elevação hidráulica e grades laterais que serão destinadas para o centro cirúrgico e para a Urgência e Emergência Referenciada (UER). Os recursos totalizaram R$ 230.000,00 e foram do Programa de Estruturação da Rede de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Os carros macas suportam pacientes com até 300 quilos.

Os carros macas avançados são confeccionadas em aço carbono, possuem movimento de elevação através de um sistema hidráulico, acionado por pedais de ambos os lados e cabeceira para apoio dorsal regulável. É revestida com pintura eletrostática e tratamento antiferruginoso, possui para-choque para proteção de parede e suporte de soro.

Os recursos desse convênio totalizaram quase R$ 5 milhões e foram acertados em 2013, ainda na gestão do professor Manoel Barros Bertolo, com o então ministro da Saúde Alexandre Padilha e a secretária-executiva Márcia Amaral. O valor total contemplou a aquisição do angiógrafo endovascular e de todos equipamentos da suite vascular montada no centro cirúrgico (foco, arco cirúrgico, monitores etc) além de outros equipamentos para o centro cirúrgico.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC