Estudante de Medicina da Alemanha faz disciplina eletiva em cirurgia no HC

Aluna passou pela cirurgia do Trauma, Gastrointestinal e Cardíaca

Ana-Sophia Burkard, estudante do último ano de Medicina da Universidade de Freiburg, na Alemanha, decidiu passar dois meses no Brasil para conhecer a especialidade cirúrgica e aprender mais sobre diferentes tipos de sistemas de saúde. Ana ficou de março a maio no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp onde acompanhou o dia a dia das equipes da cirurgia do Trauma, da cirurgia Gastrointestinal e da cirurgia Cardíaca.

“Eu já tinha feito uma disciplina eletiva de quatro semanas no Brasil e adorei a experiência”, revela a estudante alemã que veio à Unicamp e ao HC por meio da área de intercâmbio internacional da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Antes de deixar o hospital, a Universidade e o Brasil, Ana relatou como foi sua rotina e experiência dentro do HC:

Comecei com a Cirurgia do Trauma, onde acompanhei os alunos do sexto ano de Medicina na sua rotação de medicina de emergência. A gente começava o dia com rondas de enfermaria, depois tinha aula e, à tarde dependendo do dia, atendia os pacientes no ambulatório ou tinha treinamento de simulação.

Na Cirurgia Gastrointestinal, rodei pelas diferentes subespecialidades e tive a oportunidade de ver uma grande variedade de cirurgias. Aprendi muito sobre o tratamento de diversas doenças, técnicas de exame e cuidados pós-operatórios. Gostei, especialmente, do centro endoscópico onde pude atender pacientes com doença Chagas, que de outra forma não poderia atender na Alemanha.

Na Cirurgia Cardíaca, fiquei duas semanas no Centro Cirúrgico participando de várias cirurgias diferentes. Também acompanhei os residentes em suas tarefas diárias e participei da reunião semanal dos funcionários.

No geral, Ana diz que tive uma experiência incrível, em primeiro lugar por causa das pessoas incríveis que conheceu. Os alunos de medicina do sexto ano a fizeram se sentir como um deles desde o início, convidando-a para festas, para tomar sorvete ou simplesmente sendo muito amigáveis e acolhedores. Os médicos-residentes, segundo Ana, estavam sempre cuidando dela e a deixaram participar das cirurgias, dando pequenas tarefas e fazendo-a se sentir muito incluída.

Quanto aos professores, relata, ela viu o quanto gostam de ensinar e compartilhar seus conhecimentos. Ela disse que ficou impressionada com a quantidade de tempo e dedicação com que eles se dedicam ao ensino dos alunos.

“Não estou acostumada a ter um vínculo tão próximo com meus superiores, por isso é algo que vou valorizar. Esses dois meses passaram muito rápido e só tenho a agradecer a todos por terem tornado essa experiência inesquecível”, concluiu Ana.

Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp

Matéria originalmente publicada por Karen Menegheti de Moraes no site da FCM Unicamp
Foto: Divulgação FCM Unicamp