Trânsito mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil. Para alertar e conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, o podcast Ressonância conversou com o médico do Trauma do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga.
“Os acidentes de trânsito são considerados como trauma, por isso os classificamos como doença”, explica Gustavo.
De acordo com professor da disciplina do Trauma da Unicamp, o trânsito faz parte do dia a dia de todos. Em Campinas, revela Gustavo, a maioria das vítimas são motociclistas. Alguns sofrem lesões graves enquanto outros vêm a óbito no local no acidente.
“Por vezes somos motoristas, ciclistas, passageiros ou pedestres e um átimo de desatenção pode, muitas vezes, ser fatal”, alerta o especialista da Unicamp.
Durante o podcast, Gustavo abordou vários temas, dentre eles a importância de campanhas como o Maio Amarelo para a educação e conscientização da população e os impactos financeiros e sociais que pacientes vítimas de acidente de trânsito trazem para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“A irresponsabilidade das pessoas pode gerar eventos graves. A prevenção é o melhor caminho para enfrentar essa doença. É uma gestão cultural e de educação que temos que melhorar bastante em nosso país”, explicou Gustavo durante o podcast.
Podcast
Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.
Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Em 2013, o Movimento Maio Amarelo completa dez anos. O tema da campanha desse ano é No trânsito, escolha a vida.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia e ilustração: Divulgação