Quem chega à Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Unicamp, já consegue ver uma área que fica próxima à entrada – trata-se do heliponto do hospital, que recebeu iluminação especial para pousos noturnos e neste mês foi concluída a pintura normatizada. O investimento foi de R$102.900,00.
A obra visa atender todas as normas de segurança predeterminadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de dinamizar o atendimento de urgência e emergência de traumas, bem como agilizar o transporte de órgãos destinados à transplantes.
“Essa reforma vai favorecer o pouso dos helicópteros durante a noite, coisa que antes não acontecia. Nossa prioridade é sempre proporcionar mais segurança e facilidade aos nossos usuários”, esclarece Sergio da Silva Lacerda, Diretor de Engenharia do HC.
Segundo a Portaria nº 18/GM5 de 14/02/1974 da Anac, para se escolher o local destinado à construção de um heliponto, muitas observações são feitas levando em consideração uma série de fatores, principalmente os relativos à segurança das operações, interesse da comunidade e dos usuários. Assim, considerações sobre facilidades de acesso, nível de ruído sobre a comunidade, condições de vento, interferência no tráfego aéreo local, além de outras mais, deverão ser cuidadosamente estudadas.
Com uma área de toque de 400 m2 e área de pouso de 1.662 m2, que funciona 24 horas durante toda a semana, o heliponto do HC pode receber helicópteros de até quatro toneladas como a aeronave AS 565 UB Pantera do 3º Esquadrão de Aviação do Exército.
Atualmente, os pousos aconteciam apenas durante o dia, já que para operações noturnas é necessária a existência de luzes indicadoras dos limites da área de pouso e das obstruções existentes em torno da área de pouso e decolagem.
As luzes que serão utilizadas deverão ser amarelas, distribuídas em torno da área de pouso configurando seus limites, colocadas o mais próximo possível do solo, de forma tal, que fique visível pelos pilotos e não haja risco de danos aos helicópteros, às lâmpadas e principalmente aos usuários, nas manobras de pouso e decolagem dessas aeronaves.
Já as cores utilizadas na pintura do heliponto deverão seguir as normas apresentadas pelo Ministério da Aeronáutica e Anac, sendo da cor branca ou amarela, de preferência fosforescente. Para maior contraste, os contornos das figuras poderão ser pintados em preto.
Caius Lucilius com Beatriz Bittencourt – Assessoria de Imprensa HC