HC participou de campanha nacional de mutirão para detecção de câncer de pele

O ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Unicamp realizou no sábado (02/12), em parceria com o Hospital Mario Gatti, o mutirão de orientação e diagnóstico de câncer da pele. A atividade foi aberta ao público em geral e fez parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O atendimento foi das 9h às 15 horas, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Mario Gatti. Em 2016, cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, sendo diagnosticados entre 40 a 50 casos de câncer.

A campanha, que este ano apresenta o slogan “Se exponha, mas não se queime”, em parceria com todos os serviços de dermatologia credenciados a SBD do país, promove, desde 2014, o movimento “Dezembro Laranja”, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos.

De acordo com a dermatologista do HC e uma das coordenadoras da campanha, Mariana Beleli, o câncer de pele é o tipo mais frequente no mundo todo. “O câncer de pele é uma alteração da pele, ou seja, ela é modificada por efeitos nocivos, principalmente da exposição solar. Quando há uma modificação da célula saudável, inicia-se uma proliferação exagerada e anormal”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, pessoas com a pele clara, sardas, cabelos e olhos claros. “É muito importante que o paciente observe se existem alterações em sua pele, principalmente lesões em geral assimétricas, que podem formar uma ferida ou úlcera central, que apresentem coceira, sangram facilmente e que nunca cicatrizam”, orienta.

O câncer de pele apresenta diferentes tipos da doença, como o carcinoma basocelular, o mais frequente, que corresponde a 70% da incidência registrada. Esse tipo de câncer está diretamente ligado a exposição aos raios ultra-violetas acumulada durante a vida. Assim, é comum seu surgimento se dar após os 40 anos. Tem baixa letalidade, e pode ser curado em caso de detecção precoce. Surge com frequência em regiões mais expostas ao sol, como face,orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Pode se desenvolver também nas áreas não expostas, ainda que mais raramente.

O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum. Manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol. É duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Além da exposição prolongada e sem proteção ao sol, o tabagismo também é um fator que contribui para o surgimento desse tipo de câncer.

O tipo mais nocivo é o melanoma, cujo diagnóstico e tratamento precoce são determinantes para a cura (em 90% dos casos), e quando não tratado, pode levar à morte. É o menos frequente dentre todos os cânceres da pele. Os principais sintomas são o crescimento de manchas na pele, com aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; o surgimento de uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; ou ainda, uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

As orientações para prevenção da doença incluem evitar a exposição excessiva e sem proteção à radiação ultravioleta, principalmente no período entre 10 e 16 horas. No caso de exposição ao sol, recomenda-se o uso de chapéus e protetor solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas e com fator de proteção solar de no mínimo 30.]

Beleli alerta que o evento será uma oportunidade para a população cuidar da pele. “A grande importância para a população de uma forma geral é que o câncer de pele, quando detectado precocemente, tem um dos maiores índices de cura existentes. Para os casos em que houver identificação de lesões suspeitas, o paciente será encaminhado para tratamento imediatamente”, afirma a Dermatologista.

O atendimento foi feito por alunos da graduação em medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, residentes em dermatologia, médicos assistentes da disciplina e docentes do curso. Não houve necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.

Serviço:
Campanha contra o Câncer de Pele – Informações sobre a doença e exame gratuito da pele
Dia: 02 de dezembro (sábado)
Local: Ambulatório de Dermatologia Hospital Municipal Mario Gatti –
Av. Pref. Faria Lima, 340 – Parque Italia, Campinas – SP