Podcast Passagem de Plantão celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente


Engajar pacientes para um cuidado seguro é o tema desse ano

O quinto episódio do podcast Passagem de Plantão traz uma abordagem prática da comunicação beira-leito, incluindo paciente, família e equipe. A ênfase é nas práticas da comunicação efetiva, clara e com destaque para a escuta empática, com repercussões diretas na passagem de plantão. O lançamento acontece um dia após ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. Engajar pacientes para cuidado seguro é o tema desse ano.

Nesse episódio do podcast, a experiência em cuidados paliativos da médica Márcia Bio é base para a discussão de quais seriam as regras de comunicação inegociáveis e aquelas flexíveis para o profissional da saúde. Márcia destaca o quanto o paciente pode participar e contribuir ativamente, com seu plano de cuidados, mediante explicações claras e objetivas sobre sua medicação, quadro clínico e metas diárias.

O podcast é coordenado pelo time de comunicação do Núcleo Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Passagem de Plantão é direcionado para profissionais de saúde e traz como temas a transferência de cuidados. A periodicidade do podcast é bimestral.

O podcast Passagem de Plantão agora é produzido pelo NSP do HC da Unicamp em parceria com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast está disponível no canal do YouTube da Unicamp e nas plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e outros.

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em 2023, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente concentra-se no tema “Engajamento do Paciente”.  Os objetivos são:

Elevar a conscientização global sobre a necessidade de engajamento ativo dos pacientes, suas famílias e cuidadores em todos os contextos e em todos os níveis de atendimento à saúde, visando melhorar a segurança do paciente;
 
Envolver formuladores de políticas, líderes da área de saúde, profissionais de saúde, organizações de pacientes, sociedade civil e outros stakeholders nos esforços para incluir pacientes e suas famílias nas políticas e práticas de cuidados de saúde seguros;
 
Empoderar pacientes e suas famílias para que participem ativamente de seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança dos serviços de saúde;
 
Defender ação urgente no engajamento de pacientes e famílias, em conformidade com o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030, a ser tomada por todos os parceiros.


Texto: Edimilson Montalti com Ligia Roceto – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Trícia Thome e SEC Unicamp