Comemoração do Dia das Crianças no HC tem entrega de brinquedos, super-heróis e Mc Lanche Feliz

Artista plástico de Campinas decorou as paredes da Pediatria

As crianças internadas na pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp ganharam, no dia 10 de outubro, uma nova sala de acolhimento e uma parede cheia de desenhos infantis, com muitos super-heróis e super-heroínas, feita pelo artista Rogério Mantovanni, conhecido como Sr. Roger Aerografia. A ação foi feita em parceria com o McDonald´s, que está completando 25 anos em Barão Geraldo.

“Tive a honra de participar desse projeto. Quero que as crianças internadas esqueçam, por um momento, que estão num hospital. Espero que meus desenhos alegrem o coração desses pequenos pacientes”, disse Rogério enquanto dava os toques finais nos desenhos.

O dia ainda ficou mais alegre com a entrega de lanches do McDonald´s e brinquedos para as crianças. José Saltini, proprietário do McDonald’s de Barão Geraldo, disse que durante esses 25 anos sempre teve um sentimento de admiração e gratidão pelo trabalho realizado pelo HC da Unicamp.

“O HC é uma instituição que nem sempre conta com todos os recursos necessários, mas que é formada por profissionais dedicados, com muito amor pela profissão e carinho com seus pacientes. Poder contribuir, minimamente, com esse trabalho já nos deixa felizes e também serve de estímulo para que mais pessoas façam o mesmo”, disse Saltini.

Os brinquedos entregues às crianças foram arrecadados de diversas maneiras. Os integrantes do grupo Apesar e Amigos aderiram à campanha para arrecadação de brinquedos para as crianças da Pediatria do HC. Segundo o enfermeiro Adilton Dorival Leite, é tradição do Grupo Apesar e Amigos aderirem à campanha para arrecadação de brinquedos para as crianças da Pediatria do HC.

“É sempre muito gratificante poder contribuir e ajudar o HC a levar um pouco de alegria às crianças internadas. Neste ano, com a arrecadação feita por nós, foi possível comprar brinquedos para atender 40 crianças”, revelou Adilton agradecendo a todos que participaram com o grupo na arrecadação dos brinquedos.

As doações também chegaram de forma espontânea de faculdades e instituto da Unicamp. No HC foi feita uma vaquinha virtual que garantiu recursos para a compra de muitos brinquedos. A Superintendência informou que conseguiu R$ 4.800,00 em recursos que foram usados para compra de brinquedos.

Com as doações de brinquedos e aquisições, segundo a enfermeira Giselli Vilela, coordenadora do Serviço de Enfermagem Pediátrica do HC, foi possível atender, somente ontem, a 70 crianças da enfermaria pediatria e UTI pediátrica e 50 crianças do ambulatório de pediatria. Na Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica foram deixados mais 15 brinquedos. No total, foram mais de 170 presentes adquiridos.

“Compramos seis velotrols para deixar no pátio da pediatria para as crianças brincarem, kits de higiene pessoal para os moradores e ainda deixamos brinquedos para as crianças que internarem no feriado e final de semana”, disse Giselli.

A entrega dos brinquedos foi feita por profissionais do hospital vestidos de personagens infantis. Já uma tradição que fadas, princesas, super-heróis e super-heroínas e outros personagens apareçam no HC da Unicamp durante a festa do Dia das Crianças. Esse ano, até mesmo algumas vilãs de histórias infantis e séries de televisão apareceram no HC da Unicamp para a entrega dos presentes.

Veja aqui álbum com algumas fotos do Dia das Crianças no HC da Unicamp.

Nutrição

A Divisão de Nutrição e Dietética (DND) todo ano prepara uma surpresa para as crianças internadas no HC da Unicamp. Esse ano, a equipe da DND fotografou, com a autorização dos pais, 16 crianças internadas na pediatria do HC da Unicamp um dia antes e revelou as fotos. No dia 11, os pequenos pacientes receberam a sua foto. A moldura foi feita especialmente pela mãe e professora de Artes da estagiária de nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) Fernanda Gabriela Achete da DND.

“As crianças adoraram a ideia das fotos”, disse Luciane Giordano, coordenadora da DND do HC Unicamp.

No almoço, todas as 53 crianças internadas na pediatria, UTI pediátrica e Unidade de Emergência Referenciada ganharam uma sacolinha com um pacote de chocolate, uma maçã, um fantoche de maçã e uma estorinha curta para que a mãe pudesse brincar com a criança. No dia 12, os funcionários da tarde também entregaram docinhos para os pequenos pacientes.

A estorinha entregue às mães é a seguinte: “Olá, sou a maçã Juju! As maçãs são amiguinhas da sua saúde! Temos muitas vitaminas, minerais e fibras. Quero estar com você no lanchinho da escola. Não se esqueça de mim… Vamos brincar com sua família e amiguinhos? Tchau, tchau!”.

“De forma lúdica, quisemos orientar sobre a importância da alimentação saudável para a saúde das crianças e rápida recuperação de nossos pequenos pacientes”, explicou Luciane.

Para as fotos e as entregas, a DND contou com a colaboração dos estagiários do curso de Nutrição da FCA, que participaram ativamente da comemoração do Dia das Crianças.