HC participa em série especial do Fantástico sobre médicos e transplantes

O Hospital de Clínicas da Unicamp foi escolhido para participar da série especial do Fantástico “Tudo pela Vida – Quando o Remédio é Tentar o Impossível”, na qual o médico Drauzio Varella conduz as reportagens para mostrar a difícil luta de médicos em salvar vidas em hospitais públicos do Brasil. O especial foi ao ar neste domingo (06-08) e demonstrou toda a rotina de trabalho e familiar do cirurgião cardíaco do HC, Carlos Lavagnoli, da equipe de transplantes.

Na série, que estreou no dia 23 de julho, Drauzio Varella percorre hospitais públicos de São Paulo e do Nordeste para mostrar a realidade e as dificuldades diárias das equipes médicas. A escolha por retratar o HC da Unicamp se deve à importância regional que o hospital tem na realização de transplantes. Em 2016, o HC bateu recorde histórico, totalizando 351 procedimentos. Também em 2016, a equipe da cirurgia cardíaca alcançou um feito inédito ao realizar duas captações de corações e dois transplantes cardíacos em 18 horas. Na ocasião, o cirurgião Carlos Lavagnoli realizou a primeira captação em São Paulo e participou do segundo transplante no HC em Campinas (SP).

Segundo Drauzio Varella, existe uma quantidade enorme de médicos que trabalham com seriedade no Brasil e nunca são lembrados. “A imagem que temos do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo país, é de hospitais lotados, com pacientes espalhados pelo chão e médicos que não cumprem seu dever. Com essa série, nós queremos mostrar que também existem médicos dedicados, que servem de exemplo e referência para tantos outros”, ressaltou Varella.

Produção e gravações – Os primeiros contatos com a equipe de produção do Fantástico se iniciaram em abril deste ano, junto à assessoria de imprensa do hospital. Após acertos sobre fontes e datas, as equipes de gravação, produtores e assessores aguardariam o retorno da equipe médica sobre a existência de uma captação, que resultasse em um transplante cardíaco. Muito antes do previsto, o chamado veio em 14 de maio, um domingo de Dia das Mães, com a notícia da existência de um doador e um receptor.

A primeira gravação no HC (14-5) durou mais de 12 horas no Centro Cirúrgico, fazendo com que todos sentissem juntos o cansaço físico e mental que enfrentam médicos, perfusionistas, instrumentadores e enfermeiros na atividade. As captações e os transplantes foram um sucesso, e, especificamente o cardíaco, foi realizado em uma paciente da cidade de Campinas (SP). Neste dia atuaram ainda, os cirurgiões cardíacos Pedro Paulo Martins de Oliveira, Orlando Petrucci Júnior e Karlos Alexandre de Sousa Vilarinho.

Os dois meses que se seguiram incluíram mais gravações com o acompanhamento da recuperação da paciente transplantada até o momento de sua alta, entrevistas com o cirurgião Carlos Lavagnoli em outras áreas do hospital e outros médicos como o chefe da UCO, professor Otávio Rizzi Coelho, além captação de imagens de apoio do HC. Ao todo foram quatro meses de produção envolvendo equipe médica, profissionais do centro cirúrgico, familiares e a assessoria de imprensa do HC da Unicamp.

Os profissionais do Programa Fantástico que conduziram as reportagens no HC foram Amanda Prada e Angélica Abreu (produtoras da série), Edson Silva e Wellington Valsechi (Repórteres cinematográficos), Cristiano Souza (Técnico) e Moacyr Faria (Operador de áudio).

O episódio de estréia retratou a história do cirurgião geral da área de trauma, Paulo Valões, do Hospital Geral do Estado de Maceió (AL). No segundo episódio da série Tudo pela Vida – Quando o Remédio É Tentar o Impossível, Drauzio Varella encontrou no ABC Paulista a médica Roberta Kronemberg, obstetra no Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo responsável por gestações de alto risco, que chega a participar de 17 partos em 12 horas de plantão.

Assista o 1º episódio da série aqui
Assista o 2º episódio da série aqui