O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp criou o Núcleo de Auditoria para auxiliar na gestão do faturamento das contas hospitalares. Desde janeiro de 2023, todas as notas de consumo de cirurgia são passadas pela auditoria do Núcleo. De julho a dezembro do mesmo ano, o Núcleo de Auditoria conseguiu aumentar em R$ 3 milhões a receita do hospital a partir das auditorias do Centro Cirúrgico, Centro Cirúrgico Ambulatorial e à beira leito.
De acordo com a enfermeira Eliete Boaventura Bargas Zeferino, responsável pelo Núcleo de Auditoria do HC da Unicamp, os objetivos do Núcleo são garantir a autenticidade dos registros por meio do AGHUse, fornecer subsídios às demonstrações financeiras, relatórios de gestão e produção, identificar desconexões no sistema de controle interno e no sistema de faturamento hospitalar.
“Com a auditoria aumentamos o faturamento do Fundo de Ações Estratégicas e de Compensação (FAEC) e não ficamos mais com a produção de média e alta complexidade (MAC) abaixo de 90%; melhoramos nossos indicadores e reduzimos perdas com exames e procedimentos”, explica Eliete.
A partir de janeiro de 2024, o Núcleo começou a auditar também as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) clínicas, com expansão para a Unidade de Emergência Referenciada (UER) e cirúrgicas. No mês de junho será iniciada a auditoria das Órteses Próteses e Materiais Consignados (OPME).
Atualmente, o Núcleo de Auditoria é composto por oito profissionais. Para que seja possível auditar todas as contas hospitalares e fazer um trabalho junto às diretorias para analisar produção e faturamento está previsto a contratação pela Unicamp de mais 15 profissionais. “Com isso, podemos melhorar ainda mais o faturamento do hospital e reverter em benefícios no tratamento de nossos pacientes”, destaca Eliete.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação HC Unicamp