HC terá sistema para realização de cirurgia robótica

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Claudio Saddy Rodrigues Coy, receberam na quinta-feira a visita de Stephen Hirsch, vice-presidente global do mercado mundial de sistemas da Vinci. O CEO norte-americano veio acompanhado de representantes da empresa Strattner, que representa no Brasil os sistemas de cirurgia robótica da Vinci produzidos pela Intuitive Surgical sediada em Sunnyvale, Califórnia (EUA).

Durante a visita, foram abordados temas sobre treinamento em cirurgia robótica e a importância de instituições públicas de ensino terem acesso a esta tecnologia.

“Vamos implantar a cirurgia robótica dentro do HC da Unicamp para o aprimoramento científico e tecnológico e treinamento de ponta para os nossos médicos, residentes e alunos. Queremos, com isso, oferecer aos nossos pacientes do Sistema Único de Saúde a melhor tecnologia cirúrgica disponível no mercado”, revelou Elaine.

De acordo com o diretor da FCM, Cláudio Coy, a cirurgia robótica é um avanço na cirurgia mininamente invasiva que possibilita cirurgias com recuperação mais rápidas e menos complicações aos pacientes. Nos Estados Unidos, relata Coy, hoje se faz mais cirurgias robóticas do que cirurgias laparoscópicas.

“Essa iniciativa do HC em trazer a cirurgia robótica para a Universidade é importante, porque é uma realidade que já está presente em vários hospitais no mundo e no Brasil”, comentou Coy.

Cronograma

A partir de 19 de agosto haverá no Centro Cirúrgico do HC um simulador por duas semanas do Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci para demonstração para docentes, médicos residentes e médicos assistentes. Depois, o equipamento será adquirido em locação e a empresa Strattner auxiliará na instalação e manutenção do equipamento.

De acordo com a Strattner, até o final de 2023 já haviam sido instaladas mais de 110 plataformas em 15 estados brasileiros. No mundo, são mais de 7.500 Sistemas Da Vinci e mais de 12 milhões de procedimentos realizados em 70 países.