O deputado federal Mário Frias (PL) e ex-secretário da cultura do governo Bolsonaro esteve nesta quinta-feira (11-7), no Hospital de Clínicas da Unicamp, para anunciar a indicação de uma emenda parlamentar do orçamento da União para o HC no valor de R$ 1.500.000,00. A superintendente Elaine Cristina de Ataíde e novo coordenador de Assistência, professor Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, recepcionaram o parlamentar e discutiram entre outros assuntos, a medicina do futuro, as novas tecnologias aplicadas à saúde, o custeio do SUS e os desafios dos hospitais terciários e universitários.
A superintendente iniciou a reunião agradecendo ao deputado em nome de todos que atuam no hospital, a indicação da emenda. Elaine reforçou o papel do HC da Unicamp na formação e qualificação de profissionais de saúde para o Estado e para o Brasil. “O HC tem uma função importantíssima que extrapola a região metropolitana e até mesmo o Estado, já que oferece através do SUS atendimentos especializados, diagnósticos de ponta, tratamentos inovadores, entre elas, cirurgias complexas que oneram o hospital muito acima dos recursos recebidos”, detalha Ataíde.
Por outro lado, diz, todos recursos extraorçamentários como as emendas parlamentares, proporcionam ao hospital a possibilidade de custeio e modernização do parque tecnológico da instituição. Elaine Ataíde, que também é cirurgiã transplantadora, exemplificou apresentando ao parlamentar um insumo que não tem cobertura SUS: A pinça cirúrgica ultrassônica de alta frequência. Importada, esse tipo de dispositivo cirúrgico é ideal para cirurgias minimamente invasivas e usado para corte, dissecção e cauterizar os tecidos. Ele substituiu as cirurgias abertas de maior risco e tempo de recuperação do paciente.
Para contextualizar o tema saúde e tecnologia, o deputado Mário Frias lembrou ser paciente da cardiologia após apresentar um quadro de infarto agudo do miocárdio em Brasília. “Precisei correr para um hospital e realizar uma angioplastia coronária e um cateterismo para a desobstrução de uma artéria no coração com o implante de dois stents. Sei que vocês aqui no HC realizam esses procedimentos de urgência e sei da importância tecnológica deles e da equipe médica. Foi um dos motivos que fiz a emenda dedicada para a cardiologia e para a oncologia da instituição”, explicou Frias.
Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC