Assistentes sociais do HC participam da organização de evento das Universidades públicas paulistas

O CONASSS e o SIMPSSS são organizados desde 1997 com ênfase no Serviço Social

A Unicamp, USP, Unesp e Unifesp realizaram, nos dias 10, 11 e 12 de julho, o X Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde (CONASSS) e o XIII Simpósio de Serviço (SIMPSSS). Ambos aconteceram na Faculdade de Saúde Pública da USP e o tema dessa edição foi Saúde Coletiva e Interseccionalidade: reflexões para o Serviço Social no pós-pandemia. Adriana Gasparoni, coordenadora do Serviço Social do HC e as assistentes sociais do HC Denise Helena, Aparecida do Carmo e Valquíria Rocha fizeram parte da comissão organizadora.

“O CONASSS e o SIMPSSS são organizados desde 1997. Ambos são fundamentais para o desenvolvimento técnico e científico de nossas assistentes sociais, pois proporcionaram um espaço de troca de conhecimentos e experiências, além de fortalecer a rede de contatos profissionais e a defesa do projeto ético-político do Serviço Social”, ressaltou Adriana.

A mesa de abertura foi composta por mulheres e incluiu representantes das universidades envolvidas. As convidadas foram recepcionadas pela presidente do evento, Ariana Celis, e por Patrícia Jaime, vice-diretora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Entre os palestrantes, 83% eram mulheres e 58% se identificavam como negras e com representações LGBTQIAP+, indígena e quilombola.

A professora e assistente social da Unesp e coordenadora da comissão científica, Edvania Souza, destacou que o congresso atingiu seu objetivo de discutir a saúde a partir de diversos marcadores sociais, como gênero, sexo, classe, etnia e capacidade, com ênfase no Serviço Social.

“A programação científica buscou incluir uma diversidade regional, com pesquisadoras e palestrantes de diferentes estados e países, como Cuba e Angola”, disse Edvania.

Dados gerais

O evento teve 603 inscritos de 25 estados brasileiros e dois países e 283 trabalhos aprovados. Antes do congresso, foram realizados 10 minicursos. O alcance nas redes sociais também foi significativo, com 4.152 seguidores no Instagram, 18 mil contas alcançadas nos últimos 30 dias, transmissão em tempo real e 150 mil impressões.

O X CONASSS e XIII SIMPSSS receberam apoio de entidades como ABEPSS, CFESS, CRESS-SP e ENESSO, reforçando a defesa do projeto ético-político do Serviço Social e das políticas de proteção social. A próxima edição do evento está prevista para 2027 e será sediada na Unesp de Franca.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC com Adriana Gasparoni
Fotografia: Divulgação