HC, ProEEC e Patronos entregam prêmio e encerram primeiro semestre do projeto Extensionando

Desafio Hack Health era desenvolver um aplicativo de comunicação interna para o HC

Nesta sexta-feira (19/8), no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, aconteceu o anúncio e premiação do Desafio Hack Health e o encerramento das atividades do semestre do Programa HC Extensionando: Uma Ponte Para Novas Conexões. O Desafio Hack Health constituía em desenvolver um aplicativo de comunicação interna para o HC da Unicamp. Sete projetos de alunos da área de tecnologia de várias faculdades do Brasil foram inscritos.

Os projetos inscritos foram analisados por uma banca de jurados do HC e da Pró-reitoria de Extensão, Esportes e Cultura (ProEEC), da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp em Limeira e da Associação Fundo Patrimonial Patronos.

Em primeiro lugar ficou o projeto Hack The Health, de Bruno Batista, Danilo Silva, Kauan Butura, Melina Parada e Renata Bassi.  O segundo lugar ficou para o projeto Fourheatlh Lean, de Luciane Oliveira Lema, João Vitor Siqueira Fonseca, Maria Clara Sampaio Gonçalves e Lethicia Teixeira Vitoria e o projeto Softux, de Daniel de Oliveira Santos, ficou em terceiro lugar.

“Fomos surpreendidos pelo tamanho do hospital e pela quantidade de pessoas que passam por aqui todos os dias. Por isso, desenvolvemos esse aplicativo com muito amor e com uma visão inovadora para agregar ainda mais valor para um hospital tão importante como é o HC da Unicamp”, disse Bruno ao receber o prêmio.

De acordo com Matheus Henrique Pires Gomes, diretor de Editais e Projetos da Associação Fundo Patrimonial Patronos, o grande compromisso que o Padronos assumiu quando começou a participar da organização desse edital e apoiar a seleção dos melhores projetos e sua implementação, foi tirar do papel algo que iria impactar o HC da Unicamp melhorando a vida das pessoas e dos profissionais que aqui trabalham.

Paulo Eduardo Ferreira Velho, coordenador de Assistência HC da Unicamp, disse que o hospital precisa de toda a comunidade da Unicamp dentro do HC. “Existem histórias para além da assistência médica que poucos conhecem, e essa iniciativa inovadora será relevante para abertura de novas parcerias que irão beneficiar nossos profissionais e também nossos pacientes”, disse Paulo.

Marcos Borges, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e responsável pela disciplina de gestão de projetos na Unicamp, disse ser gratificante ver alunos de graduação organizarem algo de tamanha envergadura e com tantas conexões em apenas dois meses. “Eles falaram com o hospital, com a extensão, com os pacientes e foi fantástico os trabalhos apresentados”, ressaltou Marcos.

Para  o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, a medida que a extensão vai estabelecendo diálogos, “vai-se descobrindo talentos e projetos inovadores com chance de serem implementados, como exemplo do Desafio Hack Health”.

A professora Heloisa Feitosa Rocha, organizadora do Hack Health da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, participou da cerimônia de forma online e agradeceu a todos os alunos que se inscreveram no desafio e desejou boa sorte aos vencedores.

Extensionando HC

Após a premiação, houve o encerramento do semestre das ações do projeto Extensionando HC. Um vídeo foi exibido contendo trechos de todas as ações executadas de abril a julho de 2024 dentro do hospital. Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, destacou a importância do projeto Extensionando HC para integrar a Universidade com o HC. O projeto deverá continuar no próximo semestre. “Daqui a pouco vão aparecer outras ações artísticas no hospital envolvendo a comunidade”, disse Fernando.

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp