Mensalmente, a DND prepara 15 mil refeições entre desjejum, lanche e ceia e 22 mil refeições entre almoço e jantar
Em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, a Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp preparou uma semana especial para todos os profissionais da DND. Na segunda-feira, dia 26 de agosto, o pastor João Silvio Rocha, do Serviço de Capelania do hospital, abriu as comemorações com uma oração direcionada, especialmente, para a equipe da DND.
“Se não tivesse a Nutrição, eu não estaria trabalhando, pois um hospital sem alimento não tem como funcionar”, disse Silvio.
Na terça-feira, Nádia Zamariola Milani, psicóloga do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal do RH do HC da Unicamp fez uma dinâmica, pela manhã e à tarde, entre os funcionários resgatando e trazendo à tona a missão da DND: Prestar assistência nutricional sistematizada, humanizada e de qualidade aos Usuários do SUS, alinhados às diretrizes de Assistência, Ensino e Pesquisa da Instituição e fornecer refeições a pacientes, acompanhantes e à comunidade da área da Saúde.
“Foi um momento de muita descontração e valorização, aonde cada funcionário ressaltou a qualidade e a virtude do outro”, disse a coordenadora da DND do HC da Unicamp, Luciene Cristina Rosim Sundfeld Giordano.
Neste mesmo dia, os nutricionistas do Laboratório Nestlé fizeram uma palestra para as nutricionistas do HC e estagiários do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp sobre a importância da Terapia Nutricional Oral (TNO).
A nutricionista e mestranda Ana Claudia Candido, do Ambulatório de Neurologia Pediátrica, ministrou uma palestra sobre Dieta Cetogênica na quinta-feira (29/8). Foi um momento de capacitação das nutricionistas do HC e estagiários da FCA e, também, a criação de uma parceria para a elaboração de protocolos sobre dieta cetogênica para crianças em suas diversas fases da vida. A neurologista infantil do HC da Unicamp e professora do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ana Carolina Coan, acompanhou a palestra.
“Esta é uma ação de melhoria da assistência nutricional a qual irá refletir tanto para pacientes internados, quanto ambulatoriais”, comenta Luciane.
Para fechar a semana, a DND promoveu uma ação lúdica Caça ao Tesouro entre os colaboradores. Cada funcionário, ao encontrar o número, foi presenteado com um brinde, doado pelas nutricionistas e secretária da DND. Ação foi completada com o Baú do Tesouro. Nesse baú, cada um escreveu aquilo que o motivava em trabalhar no setor de nutrição do HC da Unicamp. As palavras e frases foram, depois, penduradas, para que todos pudessem lê-las. “Esse foi o momento de gratidão pelo nosso trabalho e por cumprirmos a nossa missão com excelência”, revelou a coordenadora da DND.
Na sexta-feira, 30 de agosto, a DND preparou para os pacientes internados no HC da Unicamp um cardápio especial: frango assado com gergelim, legumes gratinados com mostarda, repolho bicolor e doce de maçã e abacaxi assados e caramelizado com canela. Mensalmente, a DND prepara 15 mil refeições intermediárias compostas pelo desjejum, lanche e ceia e 22 mil refeições principais, compostas pelo almoço e jantar.
A DND é subordinada à Coordenadoria de Assistência (COAS) e é considerada referência na área de Nutrição e Dietética Hospitalar. Está localizada no 1º andar do hospital e possui 11 copas de apoio nas Unidades de Internação. A equipe da DND é composta por 125 colaboradores – nutricionistas, técnicas de nutrição, almoxarifes, técnicos administrativos, cozinheiros e copeiros – que se dividem nas duas grandes áreas que compõe a DND: o Serviço de Nutrição Clínica e o Serviço de Alimentação Hospitalar.
Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp com Luciane Giordano
Fotografia: DND HC Unicamp