Hospital de Clínicas recebe estudantes do Pará

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na manhã desta terça-feira (14) um grupo de 40 alunos de graduação do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), que realizaram visitas em áreas assistenciais como odontologia, farmácia, fisioterapia e nutrição. É a quarta vez que estudantes da instituição visitam o HC.

“O objetivo é buscar centros de referência com atuação multiprofissional, para que os alunos se identifiquem e tenham contato com outras realidades e ampliem os horizontes”, explica o professor conselheiro do projeto, Patrick Cruz de Sousa.

A visita é parte do projeto “Sócrates Saúde”, que desde 2012 percorre centros educacionais e hospitais do Brasil e também do exterior, com turmas de graduação de diversos cursos. As viagens são organizadas pelos próprios estudantes do CESUPA.

Entre o grupo de 48 alunos que saiu de Belém no dia 28 de junho, está a estudante do sétimo semestre de medicina Larissa Pereira. “Tive uma impressão muito boa, o hospital é estruturado e organizado. Tivemos troca de informação em relação ao método de ensino daqui e de onde viemos”, ressalta.

A viagem que tem previsão para durar 22 dias termina, com o retorno ao estado, no próximo dia 19, mas já tem aluno pensando em voltar assim que possível ao HC. “A estrutura daqui é referência para nós de Belém do Pará. Essa visita abre os nossos olhos. Tenho interesse em vir um dia para estudar aqui, caso eu escolha a área hospitalar”, completa a estudante do quarto período de fisioterapia Letícia Pereira.

Além do ambulatório de odontologia, divisão de nutrição e dietética (DND), farmácia e serviço de fisioterapia, também receberam o grupo, alunos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), integrantes da Liga do Trauma.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp