HC recebe Caminhão da Saúde para treinamento em cirurgias

Visando aperfeiçoar e treinar alunos, médicos residentes, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, uma unidade móvel educacional da empresa Covidien, apelidada de Caminhão da Saúde, está no Hospital de Clínicas para realização de uma vários cursos gratuitos. A unidade móvel é montada em uma carreta totalmente equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento in loco de técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Serão 80 cursos – com duração média de 1 hora – que acontecerão de 17 a 27 de março, das 9 às 17 horas. As vagas são limitadas.

A parceria entre a Covidien e a superintendência do HC foi viabilizada pelo professor e gastrocirurgião Elinton Chaim e pelo professor João Batista de Miranda, da coordenadoria de Administração. Para Chaim, familiarizar os alunos e profissionais de saúde da Unicamp com técnicas e equipamentos, alguns ainda não disponíveis na instituição, vai ao encontro da missão de um hospital universitário, que é o de capacitar e qualificar com as tecnologias mais modernas existentes.

“O treinamento de cirurgiões em técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, será cada vez maior em todo mundo pois são cada vez menos agressivas para o paciente, reduzem o tempo de recuperação bem como as chances de complicação”, detalha Chaim que exemplica equipamentos para eletrocirurgia (bisturis e pinças para video) com tecnologia ultrasônica, sem fios e mais leve para manipulação. Durante as duas semanas, a Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC) ficará instalada no estacionamento da área de serviços do HC.

Entre os temas dos cursos que serão ministrados ablação de veias de safena e perfurantes por rádio frequencia; reparos da parede abdominal: tipos de hérnias e seus tratamentos; vias aéreas artificiais: traqueostomia e aspiração subglótica; exercícios de sutura laparoscópica em simuladores; princípios de eletrocirurgia e fusão de tecidos; instrumentos e grampeadores: aplicações cirúrgicas e endosuturas; cuidados com pé diabético etc.

Em 2013, o Caminhão da Saúde treinou mais de 11 mil participantes em aproximadamente 537 aulas, em 16 cidades da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Maranhão e do Ceará. Em 2014, a carreta já passou por São Paulo, Sorocaba e Mogi das Cruzes, onde atendeu aos estudantes da USP, FATEC e UMC, respectivamente. Depois de Campinas, o projeto segue viagem para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

As inscrições online no endereço https://survey.covidien.com/votingmodule/s180/f/593275/6d0c/

Sobre a Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC)
A UMEC foi lançada na Hospitalar 2013, com o objetivo de oferecer treinamento técnico para profissionais brasileiros na área da saúde. O projeto é uma iniciativa do departamento de Educação Clínica e Assuntos Profissionais (PACE, na sigla em inglês) da Covidien, que busca diminuir as barreiras de acesso ao conhecimento, à tecnologia e ao apoio a profissionais de saúde em diversas áreas da medicina. A UMEC é um caminhão de 14 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, equipado com simuladores cirúrgicos e aparelhos para aulas práticas, além de um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos. As aulas incluem temas relacionados a laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, clínica de feridas, cirurgias vasculares e eletrocirurgias.

Caius Lucilius com assessoria da Covidien