Liga de Cirurgia do Trauma do HC reúne profissionais e pacientes

Na última semana antes do Natal, a Disciplina de Cirurgia do Trauma promoveu um encontro entre alunos, residentes, médicos, enfermeiros e profissionais que atuam junto com a equipe de Cirurgia do Trauma no hospital. O objetivo foi relatar as experiências vividas durante 2012. O evento foi organizado pelo chefe da disciplina, Gustavo Fraga, e contou inclusive com a participação de pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar do HC e familiares.

“Esse tipo de encontro é sempre uma homenagem ao professor Mario Mantovani e uma oportunidade de reunir todas a equipes que trabalham na cirurgia do trauma”, conta Fraga. Ele lembrou da importância das parcerias estabelecidas, como as campanhas e projetos de prevenção de acidentes, organizados em parceria com a EMDEC.

Um dos integrantes da equipe do Dr. Gustavo Fraga, lembrou que a Unicamp foi a universidade que mais publicou artigos sobre trauma no país este ano. O coordenador da Unidade de Urgência e Emergência (UER) do HC, José Benedito Bortoto, ressaltou a importância na rapidez do atendimento. “O Prof. Mantovani falava que tempo era sangue e sangue era vida. Então a rapidez na assistência é fundamental e o atendimento no trauma deve ser multidisciplinar, pois nenhum profissional é capaz de dominar todas as especialidades”.

O palestrante e vítima de trauma, Washington Conceição Moura, também participou da confraternização e conta que o contato com os jovens é mais fácil, por ter vivenciado um trauma ainda na adolescência. Ele lembra que um dos alunos de medicina da Unicamp, que cursa o primeiro ano, participou de uma palestra do PARTY – programa de prevenção de acidentes do HC em parceria com a EMDEC – e lembra da experiência até hoje.

Jorge Ribera e Veríssimo Simões Cardoso, representantes das equipes de resgate como o Águia, que leva vítimas de helicóptero até o hospital, e o bombeiro Robinson Bortolotto, lembraram da importância do trabalho integrado e elogiaram a equipe de assistência médica do HC. A representante da Prefeitura de Campinas também exaltou o desempenho da equipe do hospital e os resultados que esse trabalho tem trazido para a cidade.

No encerramento do evento, dois pacientes, vítimas de um acidente de trânsito em outubro deste ano e que foram atendidos no HC, agradeceram a toda a equipe. “Eu e os meus colegas somos a prova de que vocês estão no caminho certo”, afirmou o paciente Gustavo Mirandola, ainda em recuperação do acidente.

Em 2012 a Disciplina de Cirurgia do Trauma completou 25 anos e a Liga do Trauma no HC 20 anos. O projeto PARTY, coordenado pelo Prof. Gustavo Fraga, foi selecionado para o PRO-Saúde do governo federal, um programa que distribuíra 12 bolsas para estudantes de medicina da Unicamp para atuarem na área de traumatologia e em 2013 a equipe vai registrar em um livro toda a experiência do projeto.

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner – Assessoria de Imprensa H