Griots realiza comemoração ao Dia das Crianças.

A Associação Griots – Os Contadores de História promoveu no sábado (16) uma comemoração ao Dia das Crianças no pátio da enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp. Coordenado pelo grupo de contadores do HC, o evento contou com a participação inédita de cães terapêuticos trazidos pelos integrantes do Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas (ATEAC).

Segundo Elaine Cristina Villalba de Moraes, coordenadora da equipe de contadores do HC, esta foi uma oportunidade única tanto para o grupo, quanto para quem assistiu as apresentações. Em um primeiro momento, os contadores puderam contar as histórias infantis em um palco disposto no pátio da enfermaria. Logo após, foi a vez dos integrantes da ATEAC se apresentarem. Com um pequeno teatro eles mostraram a importância de cuidar dos animais, com carinho e amor. No final da apresentação os cães terapêuticos entraram no palco e fizeram a alegria das crianças e adultos presentes.

“Aquele lugar não parecia mais um hospital, tenho certeza que muita gente se esqueceu que estava doente naquele momento”, afirmou Elaine. A missão do Instituto é promover através da interação Homem-Animal a melhoria da saúde física, emocional e mental de crianças e adultos. Incentivar a defesa dos animais e seus direitos, mostrando os benefícios, para animais e para o homem, dos trabalhos de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais.

Para Elaine, foi muito importante para que o evento acontecesse o apoio da Coordenadoria de Assistência do HC. “Isso nos motiva a fazer mais coisas, a realizar mais eventos como este. Saber que há uma preocupação com relação a humanização por parte da diretoria nos deixa mais animados” , completou a coordenadora.

“Ficamos impressionados por que a resposta foi muito positiva” , afirmou José Geraldo de Almeida Neto, pai de um paciente da pediatria. Segundo ele, a melhora clínica foi imediata, “a saturação do meu filho estava em 84, com os cães chegou a 100”, completou o pai.

Caius Lucilius com Yasmine Souza
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp