Estudante mexicana conclui estágio no Setor de Nutrição e Dietética

A estudante mexicana de Nutrição e Bem Estar Integral da Escola de Biotecnologia e Saúde do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterey, Adriana Moreno Kemp, encerrou um estágio de seis meses na Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital de Clínicas. Adriana Kemp foi a primeira estagiária estrangeira do DND e chegou ao HC, através de um acordo de cooperação entre a universidade e o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterey.

Há cerca de um ano o superintendente Luiz Carlos Zeferino recebeu uma delegação da instituição mexicana que foi integrada por Martín Hernández Torre, diretor da escola; Dra. Luz Letícia Elizondo, diretora da Carreira de Nutrição e pelo Dr. José Rafael Borbolla Escoboza, diretor de pesquisa e inovação da Divisão de Ciências de Saúde. A comitiva visitou as principais áreas do hospital, inclusive o DND.

Adriana analisou a possibilidade de vários hospitais, mas se impressionou com o HC da Unicamp. “Diferente da outra proposta de estágio que consistiria mais em observação, o estágio no HC me proporcionou a oportunidade da pratica e as nutricionistas me deram autonomia para que desempenhassem as mesmas atividades”, comentou Kemp.

Para a diretora da DND, Harumi Kinchoku, a experiência foi produtiva e inesquecível para todos do setor. Ela explica que já recebeu muitas visitas de profissionais do exterior, mas esse foi o primeiro estágio internacional supervisionado. “O reconhecimento do serviço internacionalmente, o impacto positivo na assistência e no ensino desenvolvido pela Nutrição, além da troca de experiência e o conhecimento de novas culturas é fundamental para uma área como a nossa”, enfatiza Harumi.

No ano passado, os visitantes se mostraram impressionados com alguns dados e serviços oferecidos no HC. Martin ressaltou a estrutura apresentada pela nutrição, que, segundo ele, “é muito boa e são poucos locais no mundo que possuem uma organização como essa”. “Parcerias são sempre favoráveis, desde que haja disponibilidade e vontade de ambas as partes em realizar um bom trabalho e foi o que aconteceu”, comentou o superintendente.

Caius Lucilius e Mariana N. Marciano
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp