Delegação Mexicana visita Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas da Unicamp, recebeu na tarde de segunda-feira, 21, a visita de uma comitiva mexicana, formada por profissionais do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterey. Vieram ao hospital o diretor da Escola de Biotecnologia e Saúde, Dr. Martín Hernández Torre, a diretora da Carreira de Nutrição, Dr. Luz Letícia Elizondo e o diretor de pesquisa e inovação da Divisão de Ciências de Saúde, Dr. José Rafael Borbolla Escoboza.

Recepcionados pelo superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino, os mexicanos assistiram à uma apresentação, feita pela assessora de Gestão da Qualidade, Maria Bernadete Lima, sobre a estrutura do hospital e seus dados de atendimento. Foi exposto aos visitantes também todo o complexo de saúde existente na Unicamp. A diretora da Divisão de Nutrição e Dietética do HC, Harumi Kinchoku, apresentou à comitiva a estrutura e organização da área de nutrição no hospital.

Após a conferência, os visitantes se mostraram impressionados com alguns dados e serviços oferecidos no HC. Martin ressaltou a estrutura apresentada pela nutrição, que, segundo ele, “é muito boa e são poucos locais no mundo que possuem uma organização como essa”. Ainda durante a reunião na superintendência do HC, foi discutida a possibilidade de alunos da instituição mexicana virem ao hospital para realizar um estágio na divisão de nutrição. Como ainda não há um projeto como este no HC, tanto Harumi, quanto Zeferino se mostraram animados em estudar a proposta. “Parcerias são sempre favoráveis, desde que haja disponibilidade e vontade de ambas as partes em realizar um bom trabalho”, comentou o superintendente.

A delegação do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterey também visitou a Unicamp, o Hemocentro da Universidade e reuniu-se com a diretoria da Faculdade de Ciências Médicas. Segundo José Rafael, já há um convênio geral entre as duas Universidades e o objetivo agora é firmar novas parcerias, inclusive, “rotações clínicas” com os profissionais de saúde.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP