Fisioterapeuta do HC é 1º lugar em Congresso Médico

A fisioterapeuta Luciana Campanatti Palhares, do serviço de fisioterapia do Hospital de Clínicas da Unicamp, recebeu o prêmio de melhor pôster comentado pelo trabalho “Dispnéia, função ventricular esquerda e qualidade de vida em pacientes hipertensos sem insuficiência cardíaca”. O trabalho foi apresentado semana passada, durante o “XXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo” onde ocorreu simultaneamente o “XIV Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia”, realizados no ExpoCenter Norte, em São Paulo.

Dispnéia é um sintoma freqüente entre pacientes hipertensos e tem impacto negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde. O objetivo deste estudo foi verificar as correlações entre função ventricular esquerda, dispnéia e qualidade de vida de pacientes hipertensos, sem insuficiência cardíaca. Durante o desenvolvimento do trabalho, 98 pessoas foram avaliadas quanto à caracterização clínica, antropometria, pressão arterial, variáveis metabólicas e inflamatórias, Doppler tecidual e ecocardiografia.

A pesquisadora constatou que pacientes com dispnéia apresentavam maiores índices de massa corpórea, menor tempo de escolaridade e níveis mais elevados de proteína C. De acordo com a pesquisa, os resultados sugerem que a dispnéia pode ser um marcador de pior qualidade de vida relacionada à saúde em hipertensos que não preenchem todos os critérios para o diagnóstico de insuficiência cardíaca e um limiar para o desenvolvimento de relações significativas entre o desempenho da função ventricular e qualidade de vida nestes pacientes.

O trabalho premiado é resultado da tese de doutorado que Luciana defendeu em fevereiro desse ano na Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O pôster teve como co-autores Maria Cecília B. J.Gallani, Tiago Gemignani, José Roberto Matos Souza, Samira Ubaid-Girioli, Heitor Moreno Junior, Kleber G. Franchini, Wilson Nadruz Jr. e Roberta C. M. Rodrigues.

Caius Lucilius com Edimilson Montalti
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP