Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Divisão de Patologia Clínica (DPC) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (HC) realizou no final de setembro o primeiro “Circuito Saúde DPC” para garantir e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a prevenção de doenças de seus colaboradores. Cerca de 71 profissionais participaram das atividades que incluiu ginástica laboral, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliação da saúde bucal.

De acordo com Ana Lucia Roscani Calusni, assistente técnica da Divisão de Patologia Clínicas, essas atividades possibilitam o rastreamento de condições que exigem acompanhamento por profissionais de saúde, ao mesmo tempo em que promoveram a conscientização sobre a importância do autocuidado.

A médica Lila Léa Cruvinel, responsável pelo Programa de Promoção e Prevenção do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) reforçou a importância dessa iniciativa para a identificação precoce de problemas de saúde. “O Circuito de Saúde não apenas contribui para o bem-estar individual, mas também fortalece o papel da Universidade como um espaço de cuidado e intercâmbio de conhecimento”, disse Lila.

A palestra A Ginástica Laboral como Exercício Físico foi conduzida pela educadora física Fátima Aparecida Ferreira. Esse evento marca um passo significativo na retomada do projeto Ginástica Laboral que estava suspenso desde a pandemia. O projeto é promovido pela Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp (DGRH) para integrar a prática de exercícios físicos à rotina dos colaboradores e promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

“Essas iniciativas evidenciam o compromisso da Divisão de Patologia Clínica e de seus parceiros em promover um ambiente saudável, onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados a cuidar de sua saúde”, comentou Eder de Carvalho Pincinato, professor do Departamento de Patologia Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas e coordenador da DPC.

Percepções

Para a biologista Bárbara Fonseca N. de Carvalho, o Circuito Saúde do DPC foi excelente. “Os colaboradores compareceram em peso e foram muito bem atendidos pela equipe multidisciplinar do CECOM. Tivemos a oportunidade de realizar exames básicos e aqueles que precisavam de encaminhamentos receberam orientações na hora. Foi uma iniciativa incrível e que venham muitas outras edições”, disse Bárbara.

Cláudia Sueli Rossi Leão é funcionária do DPC há 31 anos e, segundo a auxiliar de laboratório, entre todos os treinamentos oferecidos pelo Departamento, este foi o que mais se dedicou à saúde do colaborador. “Quando nos sentimos acolhidos, conseguimos atender melhor às demandas e proporcionar um atendimento de qualidade aos pacientes”, explicou Cláudia. 

A técnica de laboratório Cristiane Ferrucio Gomes trabalha há 16 anos na área da saúde e há dois anos no DPC. Ela disse que este foi o primeiro evento em que percebeu um verdadeiro interesse em promover o bem-estar dos funcionários, tanto físico quanto emocional. “Senti-me acolhida durante a palestra educacional, onde foram esclarecidas dúvidas sobre exercícios essenciais para nossa saúde e nutrição. No circuito, fomos atendidos por profissionais atenciosos e comprometidos com nossa melhoria contínua. Essa atitude me deu um novo ânimo para continuar a jornada em busca de uma vida saudável, revelou Cristiane.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: DPC – HC Unicamp

Ir para o topo