O Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SFTO) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou na segunda terça-feira de outubro (8/10) o evento Profissionais que inspiram outros Profissionais em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. Três profissionais de Campinas e da Unicamp e cinco profissionais das áreas de fisioterapia e terapia ocupacional do HC da Unicamp foram homenageados.
De acordo com a organização do evento, os profissionais homenageados são fonte de inspiração para outros profissionais, pois despertam respeito e admiração pela forma com que agem em situações adversas, transmitindo energia e confiança de acordo com os preceitos da ética e da moral. Veja quem são os homenageados abaixo.
“A equipe da SFTO é uma inspiração. Percebemos isso no relacionamento entre vocês e com os pacientes. Queremos que tanto os fisioterapeutas quanto os terapeutas ocupacionais cresçam profissionalmente aqui dentro do HC, porque reconhecemos a importância e o trabalho de vocês”, disse o coordenador de assistência do HC, Paulo Eduardo Ferreira Velho, durante a abertura do evento.
A fisioterapeuta Luciana Castilho, coordenadora do SFTO do HC da Unicamp, disse que em 2024 completa-se 55 anos da criação da Fisioterapia e Terapeuta Ocupacional e 30 anos da publicação da Lei nº 8856 de março de 1994 que fixa a jornada de trabalho dos profissionais fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Estas conquistas, segundo Luciana, vieram de um longo movimento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que, por 25 anos, discutiram com o conselho federal sobre a jornada e sobre o reconhecimento e valorização das duas profissões.
Por isso, os três fisioterapeutas homenageados foram George Jerre Vieira Sarmento, coordenador do curso de especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória do Hospital São Luiz e autor de diversos livros sobre fisioterapia na área da saúde, dentre eles Fisoterapia de Emergência, Oncologia para Fisioterapeutas e Fisioterapia Respiratória em Paciente Crítico; Marcela Ponzio Pinto e Silva, supervisora da equipe de Fisioterapia do Hospital da Mulher (Caism) e Cláudia Vianna Maurer Morelli, fisioterapeuta e professora da área de genética médica e medicina genômica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
“Para nós, vocês são profissionais que inspiram outros profissionais por muitas razões, incluindo a contribuição didático pedagógica e a responsabilidade com a formação dos fisioterapeutas deste país e os que passam pela Unicamp, HC e Caism”, disse Luciana aos três homenageados.
As equipes do STFO escolheram, por meio de uma enquete, os profissionais do HC da Unicamp que lhes inspiram. As supervisoras da fisioterapia Lígia dos Santos Roceto Ratti, Milena Antonelli e Bruna Scharlack Vian anunciaram os vencedores e entregaram as homenagens.
As fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais escolhidas entre os funcionários que atuam na STFO foram Ellen Alves Nascimento de Souza, do setor de Pediatria; Marina Alvarenga Neves, do setor UTI Adulto; Fernanda Diório Masi Galhardo, do setor de Unidade de Internação de Adulto e Unidade de Emergência Referenciada; Geruza Perlato Bella, do setor de Ambulatório e a terapeuta ocupacional Daniela Medeiros dos Santos.
Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, os alunos da pós-graduação lato sensu e os estagiários receberam, por email, um certificado de participação no evento. “Quero agradecer a todos os envolvidos nos cursos de pós-graduação por tornar esse movimento transformador e essa equipe maravilhosa que temos aqui no HC da Unicamp”, finalizou Luciana, agradecendo a todos.
Texto e fotos: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp