Julia Capecki, Anna Bernhards, Friederike Engel, estudantes de medicina da Universität Bonn, Medizinische Hochschule Hannover e Heinrich-Heine-Universität na Alemanha e Maarten Moreels, estudante belga da KULeuven Medicine realizaram de março a setembro estágios nas áreas de Cirurgia, Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e Hospital da Mulher (Caism). Já Nathanael Orin, estudante de medicina da Indonésia, passou um mês pela disciplina do Trauma. Os estágios fazem parte do programa de internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
Julia Capecki, que também passou um ano no Brasil como estudante de intercâmbio há dez anos, disse que foi incrível retornar ao país e a experiência se tornou ainda mais emocionante quando teve a chance de passar dois meses no HC da Unicamp.
“Durante meu estágio, fiz rodízio por várias especialidades dentro da Cirurgia, incluindo gastrointestinal, urologia, trauma e cardíaca. Cada rodízio forneceu insights inestimáveis sobre o funcionamento de um dos hospitais universitários mais prestigiados do Brasil. Ganhei amplo conhecimento do sistema de saúde brasileiro, doenças tropicais e aprimorei habilidades práticas”, contou Julia.
Anna Bernhards concentrou seu estágio nas áreas de Cirurgia e Clínica Médica. Durante seu intercâmbio de estágio no HC da Unicamp, ela teve a oportunidade de trabalhar ao lado de residentes e internos brasileiros em várias consultas e procedimentos.
“Essa experiência foi extremamente enriquecedora, pois me permitiu desenvolver habilidades práticas que não são tão enfatizadas durante os estágios na Alemanha. A prática clínica intensiva e o contato direto com o paciente me proporcionaram um aprendizado profundo e significativo. Além disso, fiquei encantado em encontrar um ambiente acolhedor que promoveu meu crescimento profissional e pessoal”, disse Anna.
O estudante belga Maarten Moreels passou três meses entre o HC e o Caism onde realizou estágio em Pediatria e Ginecologia. Desde o momento em que chegou, revela Maarten, foi recebido de braços abertos por professores, médicos e amigos incríveis. O que realmente se destacou para ele foram a gentileza, a positividade das pessoas e a organização.
“O calor e o apoio que recebi de todos tornaram minha estadia inesquecível. Um agradecimento especial à equipe de natação da Natrankeira e à Associação Atlética (AAAAL) por me acolherem como um deles, permitindo que eu permanecesse ativo e criasse memórias ainda mais incríveis”, comentou Maarten.
Nathanael disse que sabia que teria uma experiência desafiadora, mas gratificante, ao vir para o HC da Unicamp. A barreira do idioma foi inicialmente assustadora, mas isso o levou a melhorar rapidamente suas habilidades linguísticas e se adaptar à comunicação eficaz em um contexto médico, devido ao alto volume de casos de trauma.
“Ao final do intercâmbio, consegui entender melhor o português e manter uma conversa razoavelmente boa no idioma. O estágio ampliou minha perspectiva sobre cuidados com traumas e fortaleceu minha determinação de seguir carreira em cirurgia. Para qualquer estudante de medicina que esteja considerando um programa de intercâmbio, recomendo fortemente abraçar a oportunidade — é um caminho para o crescimento profissional e pessoal”, relatou Nathanael.
Friederike conclui seu estágio em setembro e passou as primeiras quatro semanas em Cirurgia de Trauma, depois mais quatro semanas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Cardíaca e Ginecologia. “Sou extremamente grata a todas as pessoas maravilhosas que conheci no hospital, que tornaram meu tempo aqui inesquecível . Aprendi muito, tanto teoricamente quanto na prática”, disse Friederike.
Todos os estudantes estrangeiros vieram por meio do Escritório de Internacionalização da FCM da Unicamp.
Texto e fotografia originalmente publicados no site da FCM por Karen Menegheti de Moraes
Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp