Objetivo é promover uma compreensão mais abrangente sobre o cuidado ao paciente
O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp iniciou, no final de outubro, as Reuniões Clínicas Interdisciplinares e Multiprofissionais (RCIMP) para fomentar a colaboração entre diferentes profissionais da saúde e promover uma compreensão mais abrangente sobre o cuidado ao paciente. O médico José Bortoto apresentou o primeiro caso chamado Cuidado multiprofissional em paciente com síndrome de fournier.
O coordenador de assistência do HC da Unicamp, Paulo Eduardo Ferreira Velho, disse que essas reuniões estão alinhadas ao Planejamento Estratégico do hospital e devem acontecer todos os meses, a partir da sugestão e seleção dos casos. “Todos nós temos o que compartilhar, aprender e ensinar com casos exitosos ou não. A responsabilidade pelo paciente é de todos”, comentou Paulo.
A enfermeira Angélica Olivetto de Almeida, responsável pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada do HC da Unicamp, disse que as RCIMP são essenciais para a disseminação de boas práticas que resultam em melhorias nos processos de atendimento e oferecem um espaço para reflexão sobre desafios e eventos adversos enfrentados nas atividades diárias, criando um ambiente de aprendizado contínuo.
“Essa integração entre as equipes de saúde não só melhora a comunicação, mas também fortalece a colaboração entre os profissionais, impactando positivamente a qualidade do cuidado oferecido”, ressalta Angélica.
Erik Vinícius de Paula, diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da formação multiprofissional para os alunos de medicina e fonoaudiologia, médicos-residentes e alunos de outros cursos da Unicamp que frequentam e passam por estágios no HC da Unicamp. “A oportunidade de discutir o trabalho multiprofissional é fundamental para a formação dos profissionais de saúde”, disse Erich.
A próxima reunião para discussão de casos clínicos será no dia 28 de novembro, às 12h30, no anfiteatro do 3º andar do HC. O tema será A terapia infusional em paciente da especialidade Moléstias Infecciosas.