Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Novembro também é o mês de conscientização sobre a diabetes adulto e infantil. O projeto Meses Coloridos usou a cor azul para falar sobre esse tema com os pacientes, acompanhantes e visitantes do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. As ações aconteceram durante este mês nos ambulatórios de pediatria e geral de adultos.

A diabetes é caracterizada pela elevação da taxa de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem, atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. O Dia Mundial do Diabetes foi celebrado em 14 de novembro, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

De acordo com a médica endocrinologista do HC da Unicamp Walkyria Volpini, um terço da população brasileira não sabe que tem diabetes. “Se a diabetes não for controlada, com o tempo ela irá causar problemas em todo o corpo. Por isso, é importante dosar a taxa de diabetes anualmente”, recomenda Walkyria.

Para a endocrinologista Elizabeth João Pavin, coordenadora do ambulatório de endocrinologia do HC da Unicamp, ainda mais silenciosa que a diabetes é a pré-diabetes, quando a taxa de açúcar no sangue não é considerada normal. “Se o exame de hemoglobina glicada estiver alterado, a pessoa tem tendência em ter diabetes. Por isso é importante o diagnóstico precoce. Esse exame pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde”, explica Elisabeth.

A diabetes ao longo dos anos pode causar complicações nos rins, visão, coração, vasos sanguíneos e nervos. Uma das complicações mais difíceis de curar, segundo Ana Luísa Andrade de Oliveira, médica especialista em neuropatia diabética do HC da Unicamp é o pé diabético. “É importante examinar o pé todo dia à noite, depois de tomar banho, secar bem entre os dedos e usar sapatos fechados para evitar lesões”, aconselha Ana Luisa.

Os pacientes diabéticos atendidos no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp passaram a contar, recentemente, com um programa educacional realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras. O principal objetivo do programa é contribuir para a prevenção e o tratamento da diabetes, com impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Assista o vídeo produzido pela equipe da TV Unicamp.

Ir para o topo