A equipe da Ouvidoria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp atendeu na rampa e no corredor do terceiro andar do hospital mais de 250 pessoas durante a Semana do Ouvidor, ocorrida entre os dias 17 e 21 de março. O objetivo da ação foi ampliar o conhecimento sobre o papel da Ouvidoria na promoção da comunicação transparente e eficaz entre pacientes, familiares e a instituição hospitalar.
“A Ouvidoria registra os pedidos de informação, reclamação, elogio, denúncia e sugestão e não toma partido, nem do paciente e nem da instituição. Ela é imparcial e um local de mediação entre ambas as partes. A Ouvidoria é uma ferramenta vital para a melhoria contínua da qualidade do atendimento”, explica Noemia Rodrigues de Oliveira, ouvidora do HC da Unicamp.
A sensibilização causada pela ação permitiu à equipe da Ouvidoria do HC da Unicamp ouvir e registrar as experiências dos usuários do serviço de saúde do hospital. “Sempre fui muito bem atendida aqui, tanto pela equipe de enfermagem, médicos, atendimento”; “Maravilhoso, equipe massa…”; “O doutor é uma benção e toda a equipe… eu cheguei desenganada sem perspectiva de vida… amo vocês e sou muito grata” foram algumas das falas dos usuários do HC da Unicamp.
Em 2024, a Ouvidoria do HC da Unicamp registrou 1.816 manifestações, sendo 67,7% de reclamações sobre demora no atendimento, resultado de exames ou para agilizar a internação; 20,5% de solicitações de informações; 7,2% de elogios e os demais em outras categorias.
“Mais de 96% das queixas foram solucionadas, 3% foram encaminhadas para outros órgãos e apenas 1% foram solucionadas parcialmente”, disse Noemia.
Assista abaixo a mensagem da superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, destacando a importância da Ouvidoria para o bom funcionamento do hospital e da gestão pública.