Durante o mês de abril, o projeto Meses Coloridos promoveu e participou das três campanhas de conscientização usando as cores azul, marrom e vermelho, respectivamente, dentro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. As ações aconteceram nos ambulatórios de psiquiatria, oftalmologia e ambulatório geral de adultos.
Abril Azul é o mês de conscientização do autismo. Este mês foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão social e o respeito às pessoas autistas. A Unicamp mantém o Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo (Pratea) para profissionais da saúde, educadores, familiares e rede de apoio.

A campanha Abril Marrom é focada em conscientizar a população sobre a prevenção, o tratamento e a reabilitação das diversas formas de cegueira. A campanha é simbolizada pela cor marrom, que representa a cor de íris predominante na população brasileira. Em 2019, o Serviço de Oftalmologia do HC da Unicamp recebeu o prêmio António Champalimaud de Visão em reconhecimento as ações de prevenção à cegueira no Brasil.
Já o Abril Vermelho é para a conscientização e prevenção da hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. A hipertensão atinge 35% da população brasileira. Ela é responsável por até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. O podcast Ressonância entrevistou o cardiologista Wilson Nadruz Júnior sobre pressão alta.

Projeto Meses Coloridos
O projeto Meses Coloridos é uma parceria entre o Hospital de Clínicas e a Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC). No ano passado, o projeto recebeu o Prêmio de Reconhecimento ADunicamp – Professor Professor Mohamed Habib. O prêmio concorreu na categoria Defesa da Vida, da Saúde Física e Mental e foi entregue à enfermeira e professora da FEnf, Kátia Stancato, idealizadora do Meses Coloridos.