De 12 a 20 de maio, aconteceram no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp as comemorações da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem. A programação contou com sessões de Qi Gong, Auriculoterapia, Tai chi, Quick massage, Florais, apresentação do coral UniverIdade e com a palestra A força do falar – Comunicação que motiva e transforma, com o comunicador e jornalista Eduardo Brambilla. Houve ainda um evento no Centro de Convenções da Unicamp e a VII Caminhada da Enfermagem, na Lagoa do Taquaral.
“A enfermagem é, incontestavelmente, a roda motriz de nosso hospital. Vocês são contagiantes e, juntos, conseguimos levar o melhor para nossos pacientes e superar qualquer desafio”, disse a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, durante a abertura oficial da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, ocorrida no dia 14 de maio no anfiteatro do hospital.
O tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) para essa edição da Semana da Enfermagem é Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem. De acordo com a ABEn, as mudanças ambientais e crises climáticas têm impactos na saúde física, mental e coletiva e na sobrecarga sobre os profissionais da saúde.
“A Semana da Enfermagem traz também um momento de reflexão sobre nossa atuação local e no mundo. Se não nos esquecemos de Florence Nightingale há mais de 100 anos, não podemos também nos esquecer das situações críticas encaradas pela nossa equipe de enfermagem, como por exemplo durante a luta contra a covid-19”, comentou o enfermeiro e diretor do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antonio Graciano.
A mesa da abertura da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem no HC contou também com a participação de Luiz Carlos Fernandes Júnior, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Edison Cardoso Lins, coordenador da Escola Corporativa da Unicamp (Educorp) e Luiz Carlos Zeferino, diretor executivo da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS), representando o reitor Paulo César Montagner.





“Vocês são a linha de frente do cuidado com o pacientes”, disse Luiz Carlos. “O HC, particularmente a equipe de enfermagem, está sempre presente na Educorp, inclusive nas capacitações e na organização do Simtec”, revelou Edison Lins. “A enfermagem está sempre presente nos desafios e avanços da área da Saúde da Unicamp e isso é muito bom”, ressaltou Zeferino.
A força do falar
O comunicador e jornalista Eduardo Bambrilla realizou quatro palestras nos horários da manhã, tarde e noite no HC da Unicamp para atender os 1.600 enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham nos três turnos do hospital. A palestra do dia 14 de maio começou com um forte aplauso para parabenizar todos esses profissionais.
“Tem gente que trabalha nos melhores momentos da vida das pessoas e vocês estão, muitas vezes, nos piores momentos da vida de alguém. Uma palavra ou um olhar pode fazer a diferença na vida de um paciente. E para isso é preciso desenvolver a capacidade de ouvir com empatia”, disse Brambilla durante a palestra.

Centro Cirúrgico, Ortopedia e Traumatologia
O Centro Cirúrgico (CC), o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA) e a Central de Materiais e Esterilização (CME) também promoveram, no dia 19 de maio, um dia em homenagem aos 230 profissionais de enfermagem que atuam para o funcionamento seguro e humanizado do ambiente cirúrgico do HC da Unicamp.
O local foi decorado com mensagens de carinho, frases inspiradoras e elementos visuais que expressaram o reconhecimento à equipe de enfermagem. Para deixar a comemoração ainda mais divertida, os profissionais puderam tirar fotos com plaquinhas comemorativas e descontraídas.
Cada profissional recebeu um presente com uma etiqueta contendo uma mensagem e, alguns deles, com vale prêmios. Um painel foi montado com fotos da equipe, valorizando os rostos por trás dos cuidados. Uma apresentação de fotos foi exibida na TV do setor, celebrando os momentos vividos em equipe.




As técnicas de enfermagem Beatriz Abadia Silva, Neuza Maria Ferreira, Carla Renata de Oliveira, juntamente com a supervisora Fabiana Aparecida dos Santos, todas da enfermaria de Ortopedia e Traumatologia fizeram uma decoração alusiva à Semana de Enfermagem e um café da manhã no dia 19 de maio. Houve, ainda, a entrega de lembranças para a turma do plantão da tarde.
Projeto Rondon
Durante a abertura da 86ª Semana de Enfermagem, no Centro de Convenções, no último dia 16, a Unicamp recebeu, das mãos do Coronel Soljenitsin, do Ministério da Defesa, um prêmio pelas amplas contribuições em 33 operações realizadas no Projeto Rondon. Segundo o Ministério, a Unicamp é a universidade brasileira mais assídua na participação no projeto. “Até o momento, contribuiu para o benefício de mais de 350 mil cidadãos em situação de risco e vulnerabilidade”, destacou o Coronel.
A homenagem foi feita aos professores da Faculdade de Enfermagem (Fenf) Mauro Antônio Pires Dias da Silva e Kátia Stancato – que participaram do projeto nos anos de 1973 e 1979 – e à Thalyta Cristina Mansano Schlosser, participante em 2025, em projeto na cidade de Brasópolis, Minas Gerais.

A 86ª Semana Brasileira de Enfermagem contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e teve como temática Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da enfermagem. Para o diretor do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, Joaquim Antonio Graciano, o tema proposto pela Semana é urgente. Graciano aponta que a saúde planetária e a humana são interdependentes, e que a degradação ambiental expõe a saúde coletiva a risco.
“Esse risco não é distribuído igualmente. Os mais suscetíveis são prejudicados primeiro, como as populações indígenas, ribeirinhas e periféricas”, afirmou. Diante deste problema global, declara Graciano, os profissionais de enfermagem podem contribuir para a construção de soluções integradas. “Trata-se de um chamado ético e político que interpela nossa profissão, em que podemos ser agentes de transformação”, concluiu.
Para fechar a programação da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, no domingo (18/5) aconteceu, na Lagoa do Taquaral, a VII Caminhada da Enfermagem, com a participação dos profissionais que atuam em toda a Unicamp.

Florence Nightingale e Ana Neri
A Semana de Enfermagem é comemorada no Brasil desde a década de 1940 e contempla duas datas comemorativas: o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrado em 20 de maio. O Dia Internacional da Enfermagem é uma homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820, e à enfermeira brasileira Ana Neri, que faleceu em 20 de maio de 1880.
Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem na Inglaterra, em 1860 e Ana Neri foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar, voluntariamente, na Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. Nightingale é conhecida como “A Dama da Lamparina” por socorrer os soldados feridos à noite e Anna Néri simboliza a humanização e o compromisso ético na prática da enfermagem.