As fisioterapeutas Luciana Castilho de Figueiredo e Lígia dos Santos Roceto Ratti representaram o Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SFTO) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp no VII Encontro de Gestores e Empreendedores Fisioterapeutas de Araras e Região, promovido no começo de junho pela Fundação Hermínio Ometto (FHO). O tema do encontro foi O futuro da fisioterapia hospitalar – expectativas e realidade.
Este encontro é realizado dentro da jornada acadêmica da FHO desde 2019, como uma estratégia para conhecer e aproximar a graduação da realidade do mercado. Na edição de 2025, a área hospitalar foi escolhida para a discussão entre alunos, professores e gestores de hospitais públicos, privados e de ensino.
O HC da Unicamp é um dos locais onde a SFTO oferece os cursos lato sensu, vinculados à coordenadoria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp nas especialidades de Fisioterapia em Pediatria, Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva de Adultos, além do Programa de Residência de Fisioterapia em Hospitalar.
As fisioterapeutas Luciana e Lígia fizeram parte de uma mesa redonda cujo debate foi a abordagem dos desafios cruciais na formação de fisioterapeutas especializados, a gestão eficiente de recursos e equipes, e os mais recentes avanços tecnológicos que moldam a atuação da fisioterapia hospitalar.
“Somos uma referência na formação de fisioterapeutas altamente qualificados que são, facilmente, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Devolver à sociedade profissionais preparados para atender a população e assumir cargos de liderança em qualquer instituição de saúde é o nosso compromisso. Acredito que conseguimos mostrar isso durante VII Encontro de Gestores e Empreendedores Fisioterapeutas de Araras e Região”, disse Luciana.

