As mortes por doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são responsáveis para uma em cada três mortes no mundo. No Brasil, 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência dessas enfermidades por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora.
No Setembro Vermelho, mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares, cada coração importa. Por isso, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp reafirma sua importância regional para atendimentos em cardiologia adulto, pediátrico e de emergência e reforça a importância da prevenção às doenças cardiovasculares..
A adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, a redução do estresse e do tabagismo e a realização de exames preventivos e check-ups para a detecção precoce de problemas cardíacos são fundamentais para a prevenção das doenças do coração.
Dia Mundial do Coração
Dia 29 de setembro é o dia Mundial do Coração. O tema desse ano proposto pela Federação Mundial do Coração (WHF, sigla em inglês) é Não perca o ritmo para incentivar as pessoas a se movimentarem diariamente por pelo menos 25 minutos, seja caminhando, correndo, praticando ioga ou até mesmo dançando para manter o coração saudável.