Uma reportagem sobre transplantes e captação de órgãos pelas equipes do Hospital de Clínicas e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Unicamp foi exibida nesta terça-feira, no programa Estúdio I da GloboNews. Conduzida pela repórter e apresentadora Isabela Leite, a matéria com sete minutos de duração abordou a queda na recusa familiar para doação de órgãos na Unicamp, que caiu de 45% para 38% durante a pandemia.
“A Organização de Procura de Órgãos do HC da Unicamp atua no incentivo do aumento do número de doadores reforçando que a atuação da família doadora é fundamental em todo esse processo. Acrescentamos ainda, que sem doador não há transplantes”, enfatiza o chefe da OPO, Luiz Antonio da Costa Sardinha, sobre a árdua missão de convencimento da família em um momento difícil.
Hoje, o HC da Unicamp está entre os hospitais que mais realizam esses procedimentos no país e o que mais faz no interior do estado. Para a professora Ilka Boin, chefe dos transplantes de fígado, é muito importante que, em vida, as pessoas deixem seus familiares cientes do desejo de doar seus órgãos após a morte.
“O impacto da doença parece ter mudado a disposição das pessoas em relação às doações. Não deixa de ser algo positivo. Esperamos que continue assim”, afirma a transplantadora do HC da Unicamp. Mesmo com o a estrutura do hospital voltada para o enfrentamento da COVID-19, as equipes de transplante não pararam.
A esposa do personagem da reportagem, o paciente recém transplantado Alcides Chiqueti, foi incisiva no depoimento: “Nós fomos beneficiados por essa família que autorizou a doação. Se não tivesse ocorrido em tempo hábil, não sei se ele estaria aqui hoje. Estamos muito feliz e somos muito agradecidos”, disse emocionada Dona Sebastiana. Seu Alcides já teve alta.
Com duração de três horas, o telejornal Estúdio I traz a marca registrada de Maria Beltrão. O programa vai ao ar de segunda a sexta feira, sempre às 13 horas. O Estúdio I conta com comentários especializados e aprofundados de maneira informal, em temas gerais como Economia, Cultura, Saúde, Política Internacional e Esportes.