HC continua a receber voluntários para a vacina Coronavac da Sinovac-Butantan


O Hospital de Clínicas da Unicamp e o Instituto Butantan continuam a receber candidatos voluntários para a nova etapa do Estudo Profiscov Multicêntrico – Vacina Anti SarsCov2 Coronavac. Serão mais 500 voluntários que totalizarão 1044 profissionais da área de saúde. Nessa etapa não será feita triagem para verificação de infecção previa pelo coronavírus e serão inclusos voluntários com mais de 60 anos.

O público alvo do estudo multicêntrico continuam sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, que trabalham em hospitais e/ou ambulatórios, enfermarias, enfermarias de COVID, UTIs, clínicas em que se atenda pacientes com suspeitas ou com SarsCov2. Podem ser profissionais da Unicamp ou instituições hospitalares de Campinas e região.

O grupo responsável pelo estudo na Unicamp orienta que os voluntários podem comparecer ao 2º andar do hospital (na área ambulatorial), de segunda à sábado nos horários de 7h30, 8h30 e 9h30 e no período da tarde sempre às 13h30, 14h30 e 15h30. Informações pelo whatsapp 19-982830199.

Todos interessados devem trazer os documentos originais e cópias: RG ou CNH, carteira de órgão de classe (CRM, Coren, Crefito etc) e é imprescindível a carteira funcional ou documento comprobatório do serviço em que trabalha.

O desenvolvimento da vacina no Brasil foi iniciado em julho, por meio de parceria entre a biofarmacêutica Sinovac Life Science, com sede em Pequim, e o Butantan. A Coronavac é um dos imunizantes mais promissores em fase final de estudo em todo o mundo e produzida com base em tecnologia similar à de outras vacinas produzidas com sucesso pelo Butantan.

As reações mais comuns entre os participantes do estudo após a primeira dose foram dor no local da aplicação (19%) e dor de cabeça (15%). Na segunda dose, as reações adversas mais comuns foram dor no local da aplicação (19%), dor de cabeça (10%) e fadiga (4%). Febre baixa foi registrada em apenas 0,1% dos participantes e não há nenhum relato de reação adversa grave à vacina até o momento.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Assessoria Imprensa Butantan