A Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp foi criada em junho de 2004 com o objetivo de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital. Segue os princípios organizativos do SUS, com foco na humanização, sendo um mecanismo que estimula a participação do usuário à medida que exerce controle e avaliação sobre o atendimento. A Ouvidoria é uma exigência da Política Nacional de Humanização, PNH, para os níveis A e B na atenção hospitalar.
 
Além de ser um canal de comunicação imparcial e democrático, constitui-se em efetiva ferramenta de gestão contribuindo através de informações para que o gestor possa realizar melhorias dos processos de trabalho. Graças ao serviço da Ouvidoria está sendo possível analisar e mapear procedimentos e condutas, que contribuem para o estabelecimento de um processo gradativo de mudanças, visando sempre a melhor qualidade do atendimento à população.
 
A Ouvidoria conta com Programa de Aprimoramento em Ouvidoria Hospitalar, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, financiado pela SES, uma especialização para profissionais não-médicos com a duração de um ano. 
Horário: das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 16:30 horas
Local: Sala da Ouvidoria no 3° andar do HC, Faixa Vermelha
Telefone: (19) 3521-7686
A Ouvidoria conta com Caixas de Sugestões distribuídas nas dependências do Hospital de Clínicas.
Profissionais da Ouvidoria estão à sua disposição para receber reclamações, sugestões e elogios referentes ao Hospital de Clínicas.
 
Para obter informações sobre tratamento, encaminhamento e demais fluxos de trabalho do Hospital de Clínicas da Unicamp, acesse: “Consultas e Exames” ou “Dúvidas” para mais informações e orientações.
 
O contato também poderá ser feito através do e-mail ouvidoriahc@unicamp.br 
 
Para orientação ou para assuntos administrativos, o contato pode ser feito através do telefone (19) 3521-7686 das 8h30 às 12h30 / 13h30 às 16h.












Noemia Rodrigues de Oliveira – Ouvidora
 
Maria Cristina Lourençoni – Técnico Administrativo
“Humanizar as relações, resgatando e fortalecendo o comportamento ético, procurando articular o cuidado técnico e científico com o cuidado humano, numa relação de respeito mútuo”.