A Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp foi criada em junho de 2004 com o objetivo de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital. Segue os princípios organizativos do SUS, com foco na humanização, sendo um mecanismo que estimula a participação do usuário à medida que exerce controle e avaliação sobre o atendimento. A Ouvidoria é uma exigência da Política Nacional de Humanização, PNH, para os níveis A e B na atenção hospitalar.
Além de ser um canal de comunicação imparcial e democrático, constitui-se em efetiva ferramenta de gestão contribuindo através de informações para que o gestor possa realizar melhorias dos processos de trabalho. Graças ao serviço da Ouvidoria está sendo possível analisar e mapear procedimentos e condutas, que contribuem para o estabelecimento de um processo gradativo de mudanças, visando sempre a melhor qualidade do atendimento à população.
A Ouvidoria conta com Programa de Aprimoramento em Ouvidoria Hospitalar, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, financiado pela SES, uma especialização para profissionais não-médicos com a duração de um ano.