Pesquisa sobre uso da ultrassonografia para avaliação nutricional de crianças internadas na UTI do HC ganha prêmio


A pesquisa Muscle wasting in critically ill children: Could point-of-care ultrasound play a role?, da equipe da UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Suporte Nutricional, Metabólico e Renal do XXV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI). O CBMI é o maior congresso de medicina intensiva da América Latina e é a primeira vez que um estudo pediátrico ganha esse prêmio.

O grupo da Unicamp estudou o uso da ultrassonografia do músculo quadríceps femoral (coxa) para avaliação nutricional de crianças graves internadas na UTI pediátrica do HC Unicamp. Foi observado uma redução de cerca de 13% na espessura do músculo quadríceps durante a primeira semana de internação, mostrando que a criança grave sofre perda importante de massa muscular durante os primeiros dias de doença. Na segunda semana de internação não foi observada perda significativa de massa magra.

“A desnutrição protéico-calórica está relacionada com aumento de mortalidade e de morbidade em crianças graves e uma monitorização precisa do estado nutricional pode contribuir para estratificação de risco e avaliação de terapias nutricionais”, explica Ruane de Figueiredo, ex-residente da Terapia Intensiva Pediátrica e, atualmente, aluna de mestrado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Com esse estudo, pudemos demonstrar que a ultrassonografia é um método muito valioso para avaliação da massa magra nesses pacientes”, comenta Tiago Henrique de Souza, médico assistente da UTI Pediátrica do HC Unicamp e co-orientador da pesquisa.

A equipe da UTI Pediátrica do HC Unicamp recebeu um prêmio de R$ 5 mil, patrocinado pela Nestlé, empresa que apoio o CBMI. A premiação aconteceu durante o evento online, de 12 a 14 de novembro, com a participação de 308 palestrantes nacionais, sendo dois da UTI Pediátrica da Unicamp e 38 palestrantes internacionais.  Os demais autores do estudo são: Alice M. M. Springer, Erica C. Melro, Nathália B. Campos, Roberta E. Batalha e Marcelo B. Brandão. O orientador da pesquisa foi o médico assistente do HC Unicamp e professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, Roberto José Negrão Nogueira.

A equipe de UTI Pediátrica também ganhou outros prêmios em 2019:

Prêmio Melhor Trabalho Pediátrico do XVI Congresso Paulista de Pediatria

Ultrasound guidance for internal jugular vein cannulation in PICU: a randomised controlled Trial


Matéria originalmente publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp


Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp