Governador João Dória acompanha no HC, a primeira imunização com CoronaVac no interior do Estado

Liane Santana Mascarenhas Tinoco, de 48 anos, foi a primeira profissional de saúde do interior do estado de São Paulo, a receber a vacina CoronaVac fabricada pelo Instituto Butantan contra a COVID-19. O governador João Dória, o prefeito de Campinas, o reitor da Unicamp e o superintendente do HC acompanharam nesta segunda-feira (18-01), a imunização juntamente com outros 19 profissionais da área da Saúde da Unicamp. Cinco profissionais do Cecom fizeram as aplicações.

Integraram a cerimônia simbólica dos primeiros vacinados, a médica e coordenadora das UTIs, Ana Paula Devite Cardoso Gasparotto, a médica residente Camille Silva Rodrigues de Oliveira Amaral, que atua na enfermaria de Infectologia e Enfermaria COVID e Célia Maria Vilarinho, técnica de enfermagem da Enfermaria de ortopedia, que foi diagnosticada com COVID-19 em julho, ficando 29 dias internada no HC, sendo 15 deles entubada. A aluna do curso de Letras, Daniela Rodrigues Andrade, indígena da etnia Baré, de São Gabriel da Cachoeira (AM) também participou do primeiro grupo de vacinados.

O governador João Dória foi recebido no heliponto do HC pelo superintendente Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, pelo reitor Marcelo Knobel juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi e pelo chefe de gabinete do governador, Wilson Pedroso. Os deputados estaduais Barros Munhoz, Rafa Zimbaldi e Dirceu Dalbem acompanharam a cerimônia de imunização no HC da Unicamp junto com outras lideranças da Universidade.

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu da Secretaria Estadual da Saúde 4 mil doses da vacina, que vão possibilitar a imunização de 2 mil profissionais que atuam diretamente na atenção a pacientes confirmados ou com suspeitas da Covid-19 nas unidades de saúde da Universidade. “Fiquei sabendo hoje! Todos da minha família me apoiaram e me parabenizaram, me incentivaram e disseram ‘Vai! Vai dar certo!'”, relatou Liana com emoção.

Profissional do HC há 14 anos, ela contou que o dia de hoje ficará marcado em sua memória. A técnica de enfermagem também compartilha que o cuidado dos pacientes com Covid-19 não tem sido fácil e, por isso, fez um apelo para que todos participem da vacinação: “É uma sensação de vitória e de gratidão. Desde o início da pandemia eu não me contaminei e hoje me sinto muito mais segura para trabalhar com pacientes Covid. Tem sido muito difícil, a luta é grande, a situação é difícil para todos os que se contaminaram, para as famílias. Mas deixo a mensagem de que todos tenham esperança de que a vacina vai ser nossa solução”.

Para Antonio de Oliveira Filho, superintendente do HC, o início da vacinação contra o coronavírus na Unicamp é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de toda a Universidade, sobretudo os que atuam nas unidades de saúde: “É uma conquista para a população. Como superintendente do Hospital de Clínicas, é um orgulho que o HC tenha sido escolhido como primeiro local a receber a primeira dose (da vacina) no interior de São Paulo. Acredito que esse é um reconhecimento ao trabalho feito aqui, não só no atendimento à Covid-19, mas também a outras doenças, acidentes, cânceres, que continuam sendo atendidos. É um reconhecimento ao trabalho feito por todos os profissionais nessa pandemia”.

O primeiro vacinador do interior do Estado foi o enfermeiro Hamilton Bertan trabalha no Centro de Saúde da Comunidade (CECOM-Unicamp). Com 38 anos, solteiro, atua na unidade desde 2018, se formou técnico de enfermagem pelo COTUCA e em enfermagem pela Faculdade Jaguariúna. “Um sensação de esperança como nunca havia sentido”, disse.

Informações a respeito do recebimento de novas doses da CoronaVac pelo HC e sobre as etapas da vacinação na Universidade serão disponibilizadas nos canais de comunicação da Unicamp.

Felipe Mateus – ASCOM com Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC