Durante o mês de fevereiro, a equipe da Divisão de Engenharia e Manutenção do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizou a troca do compressor responsável pelo resfriamento da água que circula pelo sistema que garante a climatização e o conforto térmico dos pacientes e profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Transplante, Clínica Médica e Cirurgia do Trauma.
De acordo com o engenheiro Sérgio Lacerda, o equipamento tinha mais de 16 anos e apresentava diversos problemas que não tinham como ser resolvidos apenas com a manutenção periódica da equipe do HC Unicamp. “A vida útil do compressor já estava comprometida”, relata Sérgio.
O novo compressor foi adquirido com recursos da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) por meio de recursos transmitidos ao HC Unicamp. O novo compressor adquirido pesa meia tonelada e foram necessários, aproximadamente, 10 dias para a desinstalação e retirada no equipamento antigo e colocação desse novo modelo “robusto e capaz de deixar as UTIs em operação por muitos anos”, segundo Sérgio.
O coordenador de administração do HC Unicamp, Rodrigo Bueno de Oliveira, agradeceu o esforço da Reitoria da Unicamp, da Diretoria, Divisão de Suprimentos e Divisão de Engenharia e Manutenção do hospital pelo empenho e trabalho na compra e instalação do novo compressor. “Isso representa um ganho de infraestrutura para o hospital, para os pacientes e colaboradores que atuam nessas UTIs”, ressalta Rodrigo.
Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp