Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp anunciou na manhã desta sexta-feira (12) a abertura de 54 leitos de enfermaria e de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19. Um total de 18 leitos de enfermaria foram abertos imediatamente e já estão em funcionamento e 10 leitos de UTI serão abertos gradualmente na próxima semana. Para viabilizar a operacionalização dos leitos, também estão sendo contratados 40 profissionais da área de saúde.

As medidas foram anunciadas pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e pelo superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. O reitor informou que os 36 leitos de enfermaria restantes serão abertos conforme os profissionais temporários de saúde comecem a chegar ao HC. Serão cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Outros 30 profissionais serão remanejados para atender às necessidades dos leitos.

“Estamos realizando um esforço importante da universidade em relação a essa abertura sabendo desse momento tão triste que passa o país e o sistema de saúde do país como um todo. […] Esses leitos estão no sistema de regulação de vagas do estado [CROOSS] e são leitos para região metropolitana de Campinas”, observa. O hospital dispõem de todos os equipamentos necessários (respiradores, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, camas elétricas etc) para essa expansão dos atendimentos.

O reitor também pontuou que a Universidade vem investindo recursos próprios na manutenção e na abertura dos leitos e negocia com o governo estadual um maior investimento. “Esses recursos poderão ser aditados ao convênio já existente entre a Secretaria de Estado da Saúde e o HC para enfrentamento ao COVID-19”, ressalta.

O superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, observa que os 10 leitos de UTI para Covid-19 são resultado de medidas emergenciais no hospital, como a suspensão das cirurgias eletivas. Ele destaca que as urgências e casos de oncologia seguem sendo atendidos, mas acredita que a suspensão das cirurgias eletivas deve ser prorrogada. Na terça-feira (9), em virtude da lotação do HC, também foi restrito o atendimento na Unidade de Urgência e Emergência Referenciada (PS).

Segundo ele, os 18 leitos já estão prontos para receber pacientes e foram estruturados com a redução de 30% dos serviços do ambulatório e remanejamento interno de profissionais. “Com a redução do atendimento ambulatorial e a suspensão dos atendimentos eletivos, teremos a possibilidade de converter gradualmente 10 leitos de UTI geral para leitos Covid, isso já a partir da próxima semana”, afirma.

Segundo o superintendente, na data de hoje, 12 de março, há 75 pacientes com síndromes gripais internados. “São 30 em UTI e o restante em leitos especiais Covid ou na enfermaria”. Antonio ainda frisa que a busca por atendimento e os encaminhamentos de pacientes vêm crescendo e, portanto, a abertura de leitos será fundamental.

Liana Coll com Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC

Foto do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel
Foto do superintendente do Hospital de Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho
Foto dos bastidores da cobertura jornalística
Ir para o topo