Para marcar o aniversário de 20 anos, Alckmin elogia HC e libera recursos para equipamentos e reformas

O governador Geraldo Alckmin anunciou no dia 20/10, durante uma cerimônia ocorrida na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a liberação de R$ 3,6 milhões para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp em comemoração aos 20 anos do hospital. A verba será utilizada para compra de novos equipamentos e reforma de centros-cirúrgicos da unidade. A assinatura do convênio foi realizada pelo vice-reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa.

A Unicamp esteve representada na solenidade pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; por José Antonio Rocha Gontijo, diretor-associado da Faculdade de Ciências Médicas e o HC pelo superintendente, Luiz Carlos Zeferino e os coordenadores Joaquim Bustorff, Luiz Cláudio Martins, Antonia Terezinha Tresoldi, Adilson Cardoso. Compareceram ainda um boa parte do corpo gerencial do HC.

Em sua passagem por Campinas o governador iniciou elogiando os 20 anos de atividades do HC da Unicamp. “Uma história fecunda com inúmeros exemplos de excelência e qualidade para o ensino e a saúde pública, que nos orgulhamos muito”, disse Alckmin.

Com os recursos serão adquiridos mais 30 itens especializados para cirurgias em geral, entre eles microscópio para neurocirurgia, bisturis a laser, monitores, aparelhos de anestesia, camas monitoradas etc. Fazem parte do pacote, três novos aparelhos de videolaparoscopia que possibilitam procedimentos menos invasivos, com menor tempo de internação e bem estar dos pacientes, além de dois novos ultra-som doppler de última geração.

Para a reforma serão repassados R$ 632 mil que deverão melhorar e potencializar a climatização dos centros cirúrgico ambulatorial e geral, contemplando também a instalação de luminárias apropriadas. As iniciativas irão proporcionar melhor atendimento à população. No início do ano que vem está prevista a liberação de mais um montante, destinado à aquisição de novos equipamentos, entre eles um novo tomógrafo.

“Esse investimento de R$ 3,6 milhões é importante para melhorar o atendimento à população da região. É uma das jóias da saúde paulista e um dos melhores hospitais universitários do País”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC