Alvaro Crósta entrega as obras da rampa de acesso do HC

O superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, João Batista de Miranda, o coordenador geral da Universidade, Alvaro Crósta e o coordenador de Assistência do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, entregaram hoje (terça-feira 20-01), a primeira fase de reforma da rampa de acesso ao hospital. Crosta visitou ainda, a área da futura UTI Anestesia que será inaugurada esse ano.

“Eu, como geólogo, afirmo que fizeram uma ótima escolha de material para o piso, certamente a entrada do hospital está garantida para as próximas décadas”, ressaltou o coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta, ao parabenizar a Superintendência e a Divisão de Engenharia do HC. Diariamente circulam pelo HC cerca de 10 mil pessoas entre funcionários, alunos, docentes, pacientes, visitantes e representantes. Desse total, 70% utilizam a rampa principal.

Utilizando equipe própria, a obra da rampa substituiu cerca de 330 metros quadrados de piso por granito antiderrapante de alto fluxo, realizou o lixamento das laterais da rampa, tratamento de reboco, pintura e impermeabilização da laje de cobertura, revisão hidráulica-elétrica e tratamento com resina do piso de entrada do hospital. Os serviços foram conduzidos pela Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM).

“Todos sabem as dificuldades que tivemos com a estrutura da rampa anterior, com transtornos principalmente para os pacientes. Hoje finalmente entregamos um serviço à altura do Hospital de Clínicas”, comentou o superintendente do HC, João Batista de Miranda, ao ressaltar também, a segurança da área e o trabalho realizado pela equipe de engenharia da instituição.

A segunda fase, prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre de 2015, contará com a montagem de uma nova recepção, colocação de piso tátil e corrimão. A retomada das obras ocorre um ano após a conclusão da reforma realizada por uma empresa terceirizada e que não atendeu os requisitos estabelecidos pelo hospital, devido a baixa qualidade dos serviços entregues. O HC recorreu judicialmente contra a empresa. Também foi refeito o paisagismo dos canteiros de entrada do hospital e dos taludes abaixo da rampa.

“As mudanças melhoram o aspecto higiênico, a apresentação do hospital e o acolhimento de pacientes e acompanhantes”, explica o engenheiro Mário Cesar Fernandez de Salles, responsável pela coordenação dos trabalhos, que também incluiu o rebaixamento da guia da calçada, no entorno da rampa, o que facilita a mobilidade e aumenta a segurança dos transeuntes.

O projeto para mudanças na recepção (foto) está em fase final de concepção. O objetivo é melhorar a triagem com a construção de um novo balcão em MDF que substitui a antiga estrutura de alvenaria. Novos vidros e mobiliário serão colocados, em um espaço com mais ergonomia que promove ganho da área e melhora o fluxo de atendimento. A previsão é que dois operadores façam o atendimento em três computadores, um deles específico para cadeirantes, com a altura do balcão apropriada.

Caius Lucilius com Carol Roque – Assessoria de Imprensa HC