Colaboradores do HC asseguram primeiro lugar no prêmio PAEPE

O Hospital de Clínicas da Unicamp conquistou por meio de seus colaboradores, a primeira colocação na 7ª edição do Prêmio Institucional aos Profissionais da Carreira PAEPE. O projeto vencedor: “Implantação de protocolo de gerenciamento de Sepse: diminuição da mortalidade na UER-HC-Unicamp” foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que propôs e executou a implantação de um protocolo de atendimento na Unidade de Emergência do hospital (UER), para atender de maneira mais rápida os pacientes com quadros infecciosos mais graves.

O protocolo criado pelo grupo reduziu o tempo médio de espera que antes poderia chegar a seis horas, para até 49 minutos para o início da administração da medicação. Para o diretor da UER e um dos autores do projeto, Marcos Roberto da Silva, o comprometimento e parceria entre as unidades do HC foram fundamentais para o sucesso do projeto. “Nós contamos com uma equipe grande para a execução do protocolo. A área administrativa, a equipe de enfermagem, a equipe médica, Laboratório, CCIH e Farmácia trabalharam em conjunto para que tivéssemos sucesso”, afirma.

Ainda segundo o diretor, a sepse é uma síndrome caracterizada por uma infecção grave que leva a um conjunto de alterações em todo o organismo. Apesar dos avanços no estudo desta síndrome, ela ainda apresenta incidência epidêmica com taxa de mortalidade muito elevada. “Realizamos a diferenciação dos pacientes com alto risco para essa patologia logo na sua chegada ao hospital, classificando-os como prioridade imediata no atendimento e iniciando rapidamente o antimicrobiano adequado”, explica.

Além deste projeto, mais três foram inscritos pela unidade de Emergência: “Informatização do processo de Classificação de Risco e implantação do Protocolo de Manchester na UER”, vencedor na categoria “Área da saúde – Enfermagem”; “Impacto na mudança de fluxo das internações eletivas no setor de emergência do HC-Unicamp” e “Mudanças nos processos administrativos com foco na qualidade, segurança e agilidade para o paciente”, vencedor na categoria “Área da saúde – Administrativa”.

O prêmio para o primeiro lugar foi entregue pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, que elogiou a diversidade de áreas reconhecidas e lembrou que a homenagem foi mantida, apesar dos prêmios institucionais não serem mais valores em dinheiro, dada a crise orçamentária da universidade. “É uma realidade difícil a que estamos vivendo e temos muitas coisas a melhorar. Nós da administração temos convicção que a única maneira que temos para isso é aprimorando os processos com a participação efetiva de todos”. Knobel disse que, além do dia a dia, os funcionários se dedicam a criar coisas novas e que isso precisa ser reconhecido e valorizado.

O evento também contou com a presença da coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars; do coordenador da DGRH, Gilmar Dias e do Presidente do Comitê Organizador do Prêmio PAEPE, Milton Guilhen. Todos reforçaram a importância do reconhecimento a iniciativas e atuações dos servidores para o desenvolvimento da Unicamp e consequente colocação nos rankings internacionais. Também participaram da premiação os pró-reitores e chefes de gabinete.

Nesta edição, o prêmio contou com a participação de 245 servidores de 25 Unidades/Órgãos da Universidade, sendo em média, quatro autores por projeto. Dos 69 trabalhos concorrentes, 39% eram da administração central, 19% da área de biológicas, 15% da área da saúde, 13% das humanidades e artes, 7% das exatas e 7% das tecnológicas. O objetivo do Prêmio PAEPE é incentivar e dar visibilidade às iniciativas e projetos bem-sucedidos de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, ampliando a percepção da comunidade sobre essas ações e promovendo a pró-atividade.

Sobre o Prêmio PAEPE

Criado por iniciativa da Reitoria da Unicamp em 2011, o objetivo do evento é contemplar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.

Caius Lucilius com Juliana Castro – Assessoria de Imprensa HC