QUAIS AS PRINCIPAIS MEDIDAS PARA SE PROTEGER DO COVID-19
- Lave suas mãos com frequência e durante pelo menos 20 segundos.
- Evite tocar sua boca, nariz e olhos.
- Cubra sua boca e nariz quando tossir ou espirrar, usando o cotovelo ou lenço ou toalha de papel. Descarte o lenço ou toalha de papel após o uso.
- Não vá a lugares com muitas pessoas. Evite aglomerações.
- Fique em casa e evite o contato com qualquer pessoa doente. Peça a amigos ou parentes doentes que não o visitem e mantenha distância de pelo menos 2 metros de qualquer pessoa que encontrar em público.
- Se não se sentir muito bem com febre baixa, dor de garganta ou tosse, fique em casa se os sintomas não forem muito intensos.
- Se tiver febre, tosse, falta de ar ou dificuldade para respirar, procure atendimento no hospital de referência para atendimento de COVID-19 na sua região. Vá de máscara, inclusive seu acompanhante.
OUTRAS DÚVIDAS
Devo usar uma máscara para me proteger do vírus?
Para a população em geral, usar máscara é recomendado apenas se você tiver sintomas como tosse ou febre ou se estiver cuidando de alguém com esses sintomas.
Para evitar a escassez de máscaras, é importante usá-las somente se necessário. Ao usar uma máscara, é importante usá-las e descartá-las da maneira correta.
Posso pegar o COVID-19 do meu animal de estimação?
NÃO há evidências de que os humanos possam pegar a doença em animais domésticos comuns como gatos e cães.
As pessoas podem pegar o COVID-19 mais de uma vez?
As pesquisas atuais sugerem que a imunidade ao COVID-19 se desenvolve após a primeira infecção e, portanto, os pacientes ficariam imunes ao COVID-19. Contudo, existem exemplos de vírus, como gripe e resfriado comum, que podem ser contraídos mais de uma vez devido à forma como o vírus muda com o passar do tempo. Não sabemos se isso pode acontecer com o COVID-19.
Devido à minha doença crônica, geralmente fico mais doente quando vou ao hospital – devo evitar ir ao hospital para reduzir o risco de contrair COVID-19?
Os hospitais do Brasil ficarão sobrecarregados em sua capacidade nos próximos meses, em função de pacientes com infecção pelo COVID-19. Faça todos os esforços para evitar ir ao hospital. Use serviços alternativos como farmácias comunitárias e serviços telefônicos, sempre que possível.
No entanto, os hospitais cumprirão sua missão de ajudar a população que estiver doente e necessitar de tratamento hospitalar. Já é uma rotina em hospitais, especialmete um de alta complexidade como o HC da Unicamp, as equipes de profissionais de saúde praticarem medidas de higiene muito rigorosas para evitar que as pessoas se contaminem durante as visitas ao hospital, como ocorre agora com com o COVID-19
Outras orientações para o dia a dia
- Verifique se você tem suprimentos suficientes em casa por algumas semanas, caso fique doente ou precise isolar. Isso inclui alimentos, medicamentos e utensílios domésticos.
- Afaste-se de outras pessoas, principalmente as doentes, tanto dentro como fora de casa e peça a qualquer pessoa que tenha sintomas que não o visite. Mesmo visitas de pessaos sem sintomas devem ser evitadas ao máximo.
- Pratique a higiene regular das mãos lavando com água quente e sabão por 20 segundos de cada vez.
- Não toque na boca, nariz e olhos com as mãos não lavadas.
- Mantenha seus tratamentos regulares.
- Fique em casa o máximo possível