Cresce a doação de órgãos e transplantes no HC


A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo acaba de divulgar um levantamento que indica um aumento de 57% no número de doadores de órgãos para transplantes no primeiro trimestre de 2008 em comparação com o mesmo período em 2007. Esta porcentagem indica o aumento do número de transplantes para todos os órgãos no Estado em 2008, sendo 344 transplantes realizados nos primeiros três meses do ano, contra 219 no primeiro trimestre de 2007.

O HC também registrou significativo aumento no número de órgãos doados e transplantados em 2008. No ano passado, foram 10 órgãos doados nos três primeiros meses e neste ano foram 16. O número de fígados transplantados no HC em 2008, por exemplo, mais que triplicou em relação ao ano de 2007: já são 11 transplantes realizados, contra 3 anteriormente.

Segundo Helder Zambelli, do Serviço de Captação de Órgãos do HC da Unicamp, os números registrados refletem o trabalho mais efetivo da comissão infra-hospitalar de transplantes. Além disso, campanhas feitas em parceria com a Secretaria do Estado têm sido mais eficazes e têm contribuído para angariar mais doadores, na opinião de Helder. As campanhas ajudam ainda a conscientizar as famílias da importância de doar órgãos. Em 2007 foram 24 recusas e neste ano apenas 14, como apontam os dados do Serviço de Captação de Órgãos.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp