Deputada Policial Katia Sastre visita o HC da Unicamp

A deputada federal Policial Kátia Sastre esteve nesta segunda-feira (09-03) na Unicamp. A visita ocorreu na reitoria, no Hospital de Clínicas e no CAISM. Já no seu primeiro ano de mandato, a deputada indicou uma emenda para o HC da Unicamp no valor de R$ 350.000,00 que serão usados para insumos em procedimentos sem cobertura do SUS e para insumos em doenças raras.

Foi a primeira vez que a deputada visitou a área hospitalar da Unicamp. Eleita com 264.013 votos – 13.941 na RMC sendo 7.033 em Campinas – a deputada reafirmou durante as visitas, seu compromisso durante o mandato com as temáticas da Saúde e da Segurança. “Essa é uma das primeiras visitas que faço na cidade e quero retribuir essa votação com outras agendas que vamos realizar na região metropolitana de Campinas”, salientou Sastre.

Na reitoria, Kátia Sastre foi recebida pelo reitor Marcelo Knobel e pela coordenadora Geral da Universidade, Teresa Atvars. O reitor agradeceu a visita da deputada e fez um balanço da Unicamp, inclusive na área da Saúde. Knobel ainda colocou uma preocupação à parlamentar sobre a reforma tributária que acontecerá em Brasília.

“É preciso lembrar que as três universidades paulistas, inclusive nós, são dependentes de uma cota parte da arrecadação do ICMS e ainda não sabemos como essa questão da autonomia universitária será tratada nas comissões do Congresso Nacional que deverão avaliar o assunto”, observou Knobel. A deputada entendeu a preocupação e vai tratar do assunto na bancada paulista.

Teresa Atvars ressaltou à deputada uma das características da Área da Saúde da Unicamp frente aos outros hospitais universitários do Estado (USP, Unesp) que é o custeio das unidades. “Aqui não temos autarquias nem dupla porta para atendimento de convênios, como ocorre em outros hospitais universitários”, frisou. Sendo assim, diz, a área da Saúde da Unicamp é 100% SUS e boa parte do financiamento (75%) é da universidade. “Esse modelo não é sustentável há alguns anos e estamos em busca de outras formas de financiamento para nossa área da Saúde”, explicou Atvars.

A Coordenadora Geral aproveitou para propor um estreitamento das ações da Unicamp com as comissões da Câmara dos Deputados que a deputada integra, apresentando um programa recém criado que vai avaliar crianças e adolescentes em situação de risco na Região Metropolitana e que está sob os cuidados da professora Janete Valente. “Vou precisar bastante desses estudos do Observatório e vou propor audiências públicas ouvindo a Unicamp nessa área”, assegurou Sastre.

A convite da superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp a deputada visitou várias áreas da instituição (UTI Pediátrica, leitos de doenças raras na enfermaria de Pediatria, ambulatório de oncologia clinica/quimioterapia, Unidade Coronariana (UCO) e a Urgência e Emergência Referenciada) acompanhada do professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. “Fiquei feliz e convencida com a visita, sobre a importância que este hospital representa não somente para a Região de Campinas, mas para todo o Estado”, concluiu a deputada.

A visita foi acompanhada por assessores da parlamentar coordenados por Francisco Assis de Sousa Lira e pelo Major Augusto da Polícia Militar do 8º BPM, representando a coorporação. Os acertos da visita começaram ainda no primeiro semestre do ano passado (foto).

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp