Deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita reitoria e o Hospital de Clínicas

O reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles e a coordenadora Geral da Universidade, Luiza Moretti receberam nesta segunda-feira (08-11), o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Após a audiência na reitoria, o parlamentar se dirigiu ao Hospital de Clínicas para conhecer os investimentos realizados na instituição, através de programas do ministério durante sua gestão (2011-2014) e aproveitou para reencontrar professores e amigos. A professora Angela Maria Bacha representou a Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS).

Médico infectologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, o deputado federal Alexandre Padilha se sentiu muito confortável ao rever a professora Luiza Moretti. “Ela me inspirou para minha especialização médica”, lembra Padilha. A vice reitora reforçou a dedicação de Alexandre Padilha como aluno e também ressaltou as iniciativas exitosas à frente do Ministério da Saúde. “Acompanho com entusiasmo a trajetória bem sucedida de nosso ex-aluno, em cargos no executivo e no legislativo, sobretudo no fortalecimento do SUS”, observou Moretti.

Com base no período que esteve à frente do Ministério da Saúde, o deputado destacou os investimentos realizados na Unicamp, como o aumento do teto SUS em 2012 de toda a área da Saúde da Universidade, a inclusão do Pronto Socorro (UER) do Hospital de Clínicas no programa de Urgência e Emergência do Ministério com o credenciamento de leitos na Unidade, na UTI e na enfermaria, além da liberação de recursos para a montagem da primeira suíte endovascular em ambiente cirúrgico no país.

O reitor Antonio Meirelles agradeceu todo apoio dado durante todos esses anos e solicitou uma ação junto aos governos Federal e do Estado, para a construção do novo hospital metropolitano. Meirelles informou que tem conversado com deputados, prefeitos, representantes do governo estadual e outros segmentos para apresentar a proposta e viabilizar o apoio ao pleito.

“Nossa oferta de leitos, que é da década de 1980, está sobrecarregada já que a população da região triplicou. Precisamos ampliar a estrutura com inovações e novos equipamentos, para oferecer um melhor atendimento e reorganizar um sistema que atende cerca de 6,5 milhões de habitantes na região”, explicou o reitor. O deputado Padilha se colocou à disposição para ajudar, inclusive junto à Bancada Paulista federal.

HOSPITAL DE CLÍNICAS – No Hospital de Clínicas, o deputado Padilha foi recebido pelo superintendente Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. Foram conhecer a suíte endovascular montada no centro cirúrgico e a oncologia Clínica. A professora Ana Terezinha Guillaumon apresentou ao parlamentar toda a tecnologia do equipamento e do ambiente, além dos benefícios dos procedimentos realizados na suíte endovascular.

“Nossa suíte é uma das mais avançadas no país e a nova tecnologia representa um ganho para os pacientes, graças a precisão e a velocidade de aquisição das imagens durante os procedimentos minimamente invasivos, um dos principais diferenciais de qualidade do equipamento”, explicou Guillaumon.

A recepção no ambulatório de Oncologia Clínica e Quimioterapia foi do professor José Barreto, amigo do deputado Padilha. Lá apresentou os números do CACON Unicamp e do ambulatório no HC. O deputado Padilha, que também durante sua gestão ampliou os tetos oncológicos de vários Estados, inclusive São Paulo, disse que está na hora do Ministério rever esses tetos em todo Brasil. “Vou me aprofundar sobre esses números e solicitar uma audiência com ministro Queiroga para discutirmos o tema, o que inclui a Unicamp”, ressaltou.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC