Deputado federal Kim Kataguiri visita reitor e o Hospital de Clínicas

O deputado federal Kim kataguiri esteve nesta segunda-feira (05-10) com o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e em seguida foi ao Hospital de Clínicas. O parlamentar veio oficializar uma emenda de investimento para o Colégio Técnico de Limeira (COTIL) e acompanhar a destinação de outra emenda, de R$ 2 milhões, destinada à compra de insumos para o hospital. No HC, Kim foi homenageado pela indicação da emenda e conheceu áreas que estão recebendo insumos adquiridos com os recursos federais.

Na reunião realizada na reitoria, a pauta foi diversificada com temas desde o enfrentamento do novo coronavírus na Universidade, a relação com os municípios da RMC, a escassez de recursos financeiros, a retomada das atividades no campus, o vestibular, projetos de pesquisa, o fundo patrimonial Endowment, reforma tributária entre outros.

Kim anunciou ao reitor que vai abrir recursos de suas emendas para projetos de pesquisa e desenvolvimento. “As possibilidades são muitas e vocês podem refinar essa proposta indicando em qual área específica, estágio da pesquisa, se é básica ou aplicada. Podemos ajudar na elaboração do edital”, comentou Knobel.

Marcelo Knobel foi enfático de que os próximos anos a Universidade tem que buscar novas fontes de recursos financeiros. A preocupação é maior em função do PL 529 proposto pelo governo do Estado, que estabelece a transferência do superávit financeiro das autarquias e das fundações para o tesouro estadual ao final de cada exercício.

Buscando avaliar alguma forma de apoio através de projeto de lei em Brasília, o chefe de gabinete do deputado, Rafael Minatogawa quis saber do reitor sobre os prazos de formalização e burocracia na execução de convênios de pesquisa com empresas privadas e entidades públicas.

Para surpresa, Knobel informou que o processo para esses convênios passou a ser totalmente eletrônico em sua gestão e o prazo não passa de três meses. “Aqui funciona muito bem e as vezes trava por questões de propriedade intelectual, mas não ultrapassa os noventa dias”, enfatizou Knobel que completou “acabamos de fechar um convênio com uma multinacional da área de tecnologia que não levou dois meses”.

Hospital de Clínicas – Após a reunião no gabinete do reitor, Kim kataguiri e seu chefe de gabinete, Rafael Minatogawa, seguiram até o hospital para conhecer alguns dos inúmeros materiais, medicamentos e insumos que estão sendo adquiridos com recursos da emenda de custeio MAC. Entre eles marcapassos, CDIs, próteses ortopédicas especiais, endopróteses, stents para procedimentos endovasculares, medicação imunoglobolina, malhas cirúrgicas, insumos para hemodiálise etc.

No hospital, o superintendente Antonio Gonçalves de Oliveira Filho apresentou um balanço do hospital nesse ano de enfrentamento ao coronavírus e as dificuldades orçamentárias. Na ocasião, entregou uma placa de agradecimento em nome da comunidade do hospital pela parceria.

“Tenho plena convicção e reconhecimento pelo trabalho incontestável na assistência que vocês conduzem aqui. Só tenho que agradecer a todos profissionais dessa instituição, que são orgulho do nosso Estado e que fizeram a diferença nesse momento de pandemia”, afirmou kataguiri que vem pela segunda vez ao HC. A primeira foi pouco depois de sua eleição, em dezembro de 2018.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC