Dia do doador de sangue é comemorado no HC

Em comemoração a semana nacional do doador de sangue voluntário (20 a 25 de novembro), o grupo “Pedro da Sanfona e Cia” se apresentou em frente ao Hospital de Clínicas para alegrar pacientes, funcionários, alunos e residentes, hoje a tarde. O objetivo é conscientizar as pessoas para a importância da doação de sangue. Todos os anos, a campanha busca sensibilizar a população para aumentar o número de doadores regulares, que permitem ao Hemocentro prestar atendimento hemoterápico com padrão de primeiro mundo.

As coletas comemorativas estão sendo realizadas durante a semana, principalmente para evitar a sobrecarga que ocorre quando as comemorações se concentram no dia 25 de novembro (dia oficial do doador voluntário).

A expectativa é que durante a campanha cerca de 2.500 doadores compareçam ao Hemocentro e nas unidades móveis. Esse número representa um aumento estimado em 200% em relação aos dias normais (de 160 para 315 doações por dia). Desde a sua criação, o Hemocentro da Unicamp já coletou mais de 650 mil bolsas de sangue.

O sangue com maior freqüência entre os doadores é do tipo “A” e “O” positivos e os mais raros são os Rh negativos. Atualmente o Hemocentro tem 49.415 candidatos doadores regulares ao ano, índice esse que situa o Hemocentro da Unicamp dentro do preconizado pela OMS que é de 2% da população regional.

A campanha acontece numa época estrategicamente escolhida. Com a chegada das férias e dos feriados prolongados nas festas de final de ano, o Hemocentro da Unicamp tem uma queda de 60% a 70% nas doações de sangue, sendo que os acidentes domésticos e de trânsito aumento consideravelmente. Dessa forma, é necessário abastecer o banco de sangue para uso do centro cirúrgico.

Caius Lucilius com Bruna Michelle – Assessoria de Imprensa HC